contato@conectadoscomdeus.net     

Blog

5 propósitos de Deus para o casamento

Categoria: Família

Já parou para refletir nos propósitos que Deus tem para o casamento? Veja nesse artigo os passos necessários para que o lar seja um pedacinho do Céu!

Com a celebração da nova união, o desejo de ambos os cônjuges é viverem um casamento inabalável, feliz e duradouro. No entanto, os desafios do dia a dia, o cansaço e a monotonia podem minar aos poucos esse sonho.
Existem diversos livros e muitos especialistas nesse assunto, dando dicas de como agir para construir uma relação fortificada. Mas, e o que Deus espera de nós dentro do matrimônio?
Para auxiliar você nesta compreensão, reunimos neste texto 5 dos muitos propósitos de Deus ao instituir o matrimônio. Confira a seguir!

 

1. Estabelecer dois companheiros de jornada.
Deus criou o casamento para que tenhamos alguém neste mundo para partilhar nossas alegrias, problemas e dúvidas. Em Gênesis, na criação da humanidade, o Senhor declarou que não é bom que o homem esteja só.
Embora a necessidade de parceria pareça óbvia, em muitos casos, observamos homens e mulheres casados por anos a fio, mas que sofrem de solidão extrema. Distantes emocionalmente do cônjuge, não sentem vontade de partilhar sua intimidade com quem há tempos não dá atenção.
Ambos devem agir como parceiros íntimos e leais. Amigos de caminhada dispostos a apoiar e encorajar no que for preciso, ouvindo sem julgar e aconselhando com sabedoria.

 

2. Corrigir fraquezas e aprimorar virtudes.
Casar é mais que manter uma casa em funcionamento, pagar contas e cuidar dos filhos .
Com o convívio a dois, algumas características em ambos que, até então, passavam despercebidas, ganham destaque, gerando comentários e críticas.
Antes de acionar o mecanismo de autodefesa e rebater com outras acusações, procure compreender o que o Senhor tem a ensinar sobre a situação. Avalie se realmente aquilo não é algo que pode ser aprimorado em seu caráter.

3. Praticar o amor incondicional.
Manter uma união admirável é saber que, algumas vezes, abnegaremos nossas próprias vontades para fazer o outro feliz.
A natureza humana repele a ideia de dar algo sem nada receber. Mas, este é o amor de Deus por nós e, da mesma forma, devemos retribuí-lo amando nosso cônjuge. Se Deus nos amou primeiro, perdoou nossos pecados e transgressões, como não fazer o mesmo pelo meu marido (ou esposa)?
Para tal, doe-se mais e cobre menos. Perdoe quando necessário, ainda que difícil. O mandamento divino sobre amar ao próximo pode ser praticado com todos ao redor, mas no lar ele certamente faz toda a diferença.

 

4. Ensinar sobre o Reino de Deus.
Não há melhor analogia para explicar o plano do Senhor para conosco do que o casamento. A Bíblia cita diversas vezes Cristo como um noivo à espera da noiva (Igreja) para celebrar as bodas (a consumação dos séculos).
Da mesma forma que nos tornamos apenas um no matrimônio, assim seremos com Cristo. E de igual maneira, é preciso também trazer o Reino de Deus para dentro do seu relacionamento.

5. Fortalecer a comunhão com Ele.
É preciso incentivar o outro não apenas em seu trabalho e estudos, como encorajá-lo em sua caminhada de fé. Quando um está mais fraco, o outro o levanta.
O importante é os dois, assim como disse o apóstolo Paulo, prosseguirem para o alvo, que é Cristo. Praticar a leitura da Bíblia a dois ou mesmo na presença dos filhos, numa espécie de culto doméstico já é um excelente ponto de partida.

Esperamos que você tenha entendido alguns dos propósitos de Deus ao estabelecer um casamento , e que eles possam te ajudar a construir uma união feliz e duradoura.
Se você se interessa e deseja saber mais sobre esse tema, confira também nosso curso online totalmente gratuito sobre a intimidade dentro do casamento. Se inscreva agora mesmo!