contato@conectadoscomdeus.net        0800 222 1515

Blog

Deus existe?

Categoria: Conectados com Deus

Muito se fala sobre a existência de Deus. Essa é uma questão de razão ou de fé? Veja nesse artigo!

 “Deus está morto.” Nietzsche
Partindo do ponto de vista científico, qualquer conclusão quanto à origem de tudo requer fé. Mas como assim? Os cientistas não dizem que o universo se originou do “Big Bang”? Sim, é o que alguns deles dizem.

Um caminhão tinha em seu bagageiro todos os ingredientes para formar um bolo de chocolate bem confeitado. De repente um acidente acontece e o caminhão capota e explode, depois de muito tempo pegando fogo, os bombeiros chegam e resolvem a situação. Quando eles olham dentro do baú, tem um bolo de chocolate prontinho e todo confeitado. Com as mesmas medidas, da receita, aparentemente muito saboroso, perfeito.

Você acreditaria nessa história? Mesmo que te dissessem que devido à força da explosão os ingredientes se misturaram de forma perfeita e o fogo assou o bolo em temperatura ideal? Difícil né? Na verdade, sem fé é impossível acreditar nisso.

Se algo simples como um bolo já parece impossível, imagine todo um universo. Existem tantas problemáticas para haver vida na Terra que somente isso, do acaso já se torna improvável. Veja o que diz o cientista Adauto Lourenço quanto a isso:

''Se [a Terra] fosse um pouco mais próxima do sol, a vida não existiria; um pouco mais distante do sol, a vida não existiria; girando um pouco mais rápido, a vida não existiria; girando um pouco mais devagar, a vida não existiria; se um pouco da proporção dos gases na atmosfera fosse mudada, a vida não existiria, e algumas poucas características dos solos fossem mudadas, a vida também não existiria.”

Acreditar na evolução requer fé. Acreditar que há um Deus que criou todo o universo na perfeição em que se encontra, também requer fé. Cientificamente, Deus também é uma probabilidade.

A natureza é tão perfeita e tão bela; o ir e vir das ondas do mar, o sol e a lua em seu ciclo incansável controlando as estações, as árvores “respirando” gás carbônico e “expirando” oxigênio e o homem fazendo o oposto de forma que se combinam, a matemática perfeita da natureza, cada coisa em seu lugar, cada um fazendo o que foi programado para fazer. Olhando para tudo isso, somos levados a nos perguntar se há um criador.

Partindo da premissa de que acreditar em Deus e acreditar na evolução requer fé, voltemos a nossa frase de introdução: “Deus está morto”.

Qual é o primeiro requisito para alguém estar morto? Se você disse ter vivido você acertou. Nietzsche foi um ateu, com essa afirmação ele se referia aos valores impostos pela religião, ele não alegava que Deus alguma vez já tivesse existido, mas dizia que a prisão moral e intelectual imposta pelo cristianismo estava acabando. Que a religião havia morrido.

O Deus vivido e pregado pelo cristianismo, segundo ele, morreu. Agora a raça humana estava livre para crescer e se desenvolver ao máximo, pois o empecilho “Deus” havia morrido.

O que Nietzsche via em Deus e na religião? Uma prisão. Ele via dogmas e tradições sem sentido, via pessoas ignorantes fazendo algo sem saber o porquê, seguindo a um Deus que não conheciam e sendo controladas por seus líderes religiosos.

Olhe para o cristianismo hoje; igrejas fazendo de tudo para tomar o dinheiro de seus membros, crentes que cegamente confiam no que o pastor diz a ser feito sem buscar saber o porquê. Pessoas que falam de Cristo, mas vivem exatamente como um ateu.

Mahatma Gandhi foi uma vez a uma igreja para buscar conhecer a Cristo, o que prega do amor a todos, e o diácono da igreja lhe disse que negros não podiam entrar na igreja e o expulsou. Já em outro caso, numa entrevista, uma mulher que pousou para a playboy agradeceu a Deus pela oportunidade recebida de posar para a revista.

Olhando para o Deus da Bíblia e o Deus vivido pelos que se dizem cristãos, a discrepância é tanta que realmente Nietzsche estava certo ao dizer “Deus está morto”. Um Deus assim não tem sentido e não existe.

Mas afinal, Deus existe ou não? Com certeza!

Pois, como está escrito: “Por vossa causa, o nome de Deus é blasfemado entre todos os povos! ” “Romanos 2:24

Não é porque todos falam e vivem a mentira que a verdade deixa de ser verdade. Mesmo que de um lado pareça que a ciência diga que Deus não existe e do outro lado os “cristãos” vivem como se ele não existisse, não quer dizer que Ele não seja real. Pelo contrário, Ele nos alertou sobre isso em sua palavra:

“Igualmente hão de surgir muitos falsos profetas, e enganarão a muitos.” Mateus 24:11

“Mas eu não acredito na Bíblia.” A Bíblia foi usada como fonte, para mostrar que a maneira que o cristianismo é vivido hoje está avisada nela. Logo, ela não pode ser julgada junto com os professos cristãos, pois fala contra eles.

“Os quais são distorcidos pelos ignorantes e insensatos, como fazem também com as demais Escrituras para a própria destruição deles.” 2 Pedro 3:16

Vemos acima que a Bíblia também pode ser distorcida e assim ser transmitida uma opinião, e não o que ela realmente diz. Logo, ela não pode ser julgada pelo que se diz sobre ela.

O Deus que afirmamos existir é o Deus da Bíblia. Ele não é o Deus “vivido” nem o Deus “pregado”, é o Deus não somente da Bíblia, mas o que inspirou a Bíblia. Portanto, você não pode julgar a existência de Deus pelo que te dizem sobre Ele e pelos que dizem seguir a Ele. Mas pelo que Ele deixou em sua palavra.


“Mas eu não acredito na Bíblia.” Não vale a pena debater sobre provas científicas da existência de Deus, como vimos, Deus e a evolução precisam de fé para se acreditar. Um homem pode descrever com todos os detalhes possíveis a beleza de um pôr do sol para um cego, mas o cego somente vai compreender o que é um pôr do sol quando ele ver com seus próprios olhos.

“Eu sou a luz do mundo; aquele que me segue, não andará em trevas, mas terá a luz da vida.” João 8:12

Você quer saber se Deus existe ou não? Você quer ver as cores da vida? Você quer ter certeza absoluta assim como nós de que Deus existe? Você quer ver a verdadeira luz? Você olha para as coisas desse mundo e não vê sentido? Você busca uma razão para existir? Se você busca, só há uma maneira de encontrar:
“Provai e vede como o SENHOR é bom. Como é feliz o homem que nele se abriga!” Salmos 34:8

 

Tags: Deus existe, ,