contato@conectadoscomdeus.net        0800 222 1515

Blog

A dor era tão intensa que a morte parecia a única saída

Categoria: Motivação

Sabe aquele momento que tudo desaba e parece que a morte é a unica saída? Se você está passando por isso, leia este artigo urgentemente.

A tristeza parece tomar conta do seu ser, há um vazio enorme dentro de você e todas as noites antes de dormir você encharca o travesseiro com suas lágrimas. Os dias são cinzentos e a motivação para trabalhar, estudar ou fazer as tarefas mais simples do dia-a-dia desapareceram completamente da sua vida.
A cada manhã você enfrenta uma luta para levantar, parece que ninguém à sua volta te entende ou percebe o que está acontecendo contigo. Na verdade, toda a sua angústia e falta de motivação você guarda para dentro de si, não se sente à vontade para compartilhar sua dor com sua melhor amiga, muito menos com seus pais. Sente que se falar algo será julgada e mal interpretada. Para piorar a situação, os problemas parecem aumentar cada vez mais como uma bola de neve. A única saída parece ser a morte.
Você se identifica com essa situação? Você já passou ou está passando por momentos parecidos com os descritos acima? Então vamos conversar sobre isso.

1 - Você não está sozinha
Primeiramente, fique calma e tenha a certeza de que você não está ficando louca. Você não está sozinha nessa. A depressão é uma doença que atinge pessoas das mais variadas idades. Qualquer pessoa está sujeita a tê-la. Os motivos são diversos; acontecimentos marcantes como fim de um relacionamento, desemprego, divórcio e perda de um ente perigo, traumas emocionais, diagnósticos de doenças graves, alterações hormonais e uso de alguns medicamentos em específico estão entre as principais causas de depressão.

Até mesmo personagens da Bíblia passaram por problemas como este.
Um dos exemplos mais conhecidos é o exemplo do profeta Elias. Depois da experiência no Monte Carmelo, local do confronto com os profetas de Baal, Elias temeu por sua vida e fugiu. Encontrando-se em um deserto, o profeta chegou a orar pedindo a própria morte. Mas Deus não concedeu o seu pedido, pelo contrário, neste momento de fraqueza, Deus se fez presente e Elias aprendeu a confiar nEle.
Não se sinta só, você tem um amigo que pode te ajudar! “Aquele que foi a fortaleza de Elias é forte para sustentar cada um de Seus filhos em luta, não importa quão fraco seja.” (Ellen White)

2 - A morte não é a solução
Há impressão de que a vida perdeu a graça, a tristeza em seu coração é tão profunda que a única saída parece ser a morte. Mas, amiga, você acha mesmo que a morte vai resolver os seus problemas? Pense comigo; tomar uma medida drástica como o suicídio será apenas uma forma de fugir deles e não de resolvê-los. O que você quer mesmo é a solução para eles, certo?

Deus, em Seu infinito poder, dotou o homem de inteligência para poder ajudá-la nessas dificuldades. Então, não guarde só para si a sua aflição. Sozinha, você não conseguirá se libertar desta angústia. Busque ajuda de pessoas de confiança e de profissionais desta área. Não tenha vergonha de fazer sessões de terapia e jamais acredite em pessoas que falam mal de quem o faz! Existe tratamento! Existe a sabedoria dada por Deus, então, querida, não sofra de um mal tendo a cura a sua disposição.

E, além de procurar a ajuda de profissionais, busque o auxílio daquele que sabe bem o que é sofrer. Ele entende você mais do que qualquer pessoa e pode restaurar a sua alegria e te dar vontade de viver novamente. Se você não está feliz com a sua vida, não morra literalmente, nasça de novo em Cristo Jesus!

3 - Reencontrando a alegria de viver
Além do que já foi citado até agora, existem alguns passos que te auxiliarão em sua recuperação, veja só:
- Converse com pessoas que já passaram pela mesma situação: Sofrer calada nunca é bom e, pessoas que já passaram pela depressão e conseguiram superar, com certeza terão ótimas dicas para você, pois sabem exatamente o que você está passando!

- Cuide da sua saúde: As saúdes mental e física estão interligadas, então, para que uma vá bem, a outra precisa estar bem também. Se você não tem bons hábitos alimentares, é bom começar a mudar, pois, estes hábitos também têm influência sobre a sua mente.

“O cérebro é o órgão e instrumento da mente, e controla o corpo todo. Para as outras partes do organismo serem sadias, tem de o cérebro ser sadio. E para o cérebro ser sadio, o sangue tem de ser puro. Se, mediante corretos hábitos de comer e beber o sangue for conservado puro, o cérebro será nutrido devidamente.” (Ellen White)

E, além de cultivar bons hábitos alimentares, faça atividades físicas. Exercitar libera hormônios muito importantes, como a endorfina, o hormônio da alegria e bem-estar.

- Cultive pensamentos positivos e cerque-se de pessoas positivas: Toda pessoa tem em redor de si uma atmosfera – boa ou ruim – e essa atmosfera afeta todos ao seu redor. Então, não apenas procure ao máximo cultivar, em sua mente, pensamentos positivos, mas, procure associar-se com pessoas assim também. Estar rodeada por pessoas negativas não vai ajudar em nada a sua saúde mental e o seu bom-humor, portanto, cerque-se de pessoas positivas!

- Saia todos os dias: Sua vontade pode ser de se trancar no quarto e não ver a luz do dia tão cedo. Mas, por favor, se esforce para não fazer isso. Saia de casa, respire ar puro, caminhe em meio à natureza... São hábitos que auxiliarão na sua saúde.

- Faça atividades que te trazem alegria: Se você ama música, pratique música. Se você se acalma quando pinta ou desenha, faça isso. Ter hobbies que você ama ocupará sua mente em coisas boas e trará alegria e paz a você.

- Leia bons livros: A Bíblia traz conselhos para todas as áreas da nossa vida e pode te auxiliar nesta fase difícil também. Ela deve ser nossa leitura principal e diária, pois é a Palavra de Deus a nós. Além dela, indicamos o livro “Mente, Caráter e Personalidade” da escritora cristã Ellen White. Este é um livro excelente que vai te auxiliar muito neste processo de cura da depressão pois vai te ajudar a entender melhor os princípios da mente.

E para te ajudar a cultivar sua confiança e auto estima, além de trazer dicas valiosas que lhe ajudarão a manter um novo estado de saúde mental e física e a descobrir como ter um equilíbrio emocional e uma saúde mental que a habilite a estar sempre de bem com a vida, indicamos o E-book “Guia de Saúde e Controle Emocional”. É 100% gratuito e vai te auxiliar muito nesta jornada.

- Ore: A oração é a respiração da alma. Através da oração, conversamos com o Médico dos médicos que sabe melhor do que ninguém todas as angústias que você carrega em seu coração. Cultive o hábito da oração da gratidão que consiste em orar de manhã (assim que acorda) e à noite (antes de dormir) agradecendo a Deus por todas as bênçãos e coisas boas que Ele te dá.

Seguindo os passos citados acima você estará reencontrando o verdadeiro sentido de viver. Deus não criou o homem para ser infeliz e, embora o pecado tenha entrado no mundo e esteja acabando com a felicidade de cada pessoa, ainda assim, não é desejo de nosso Pai que vivamos sem alegria. Você tem mais valor do que imagina e sua felicidade é importante para Deus.

Depressão não é falta de fé, como vimos, até mesmo grandes homens da Bíblia, como o exemplo citado de Elias, também sofreram com ela. Depressão é uma doença e tem solução! Não sofra mais sozinha, Deus quer restaurar sua alegria de viver. Busque ajuda, busque os meios que Ele deixou disponíveis para você. Você é preciosa aos olhos de Deus e Ele não quer vê-la sofrendo e muito menos quer vê-la buscando a própria morte. Jesus morreu por amor a você! Morreu para que você pudesse viver, então viva!

“[...] Eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância.” - Jesus, em João 10:10.

Este artigo ajudou a você? Então, compartilhe com suas amigas e amigos para que possam ler também! E, se você não está passando por esta situação, compartilhe também, muitas vezes, pessoas que menos imaginamos estão passando por momentos difíceis e podem ser confortadas com este conteúdo!