contato@conectadoscomdeus.net     

Blog

Como conciliar trabalho e atividades domésticas?

Categoria: Mulher

A conciliação do trabalho e a organização da casa é o dilema de muitas mulheres da atualidade. Veja aqui como é possível manter a perfeita ordem mesmo com a dupla tarefa.

Há alguns anos, a figura da mulher era representada por uma bela dona de casa. Essa visão mudou com o passar do tempo, principalmente por causa do ingresso delas no mercado de trabalho. Hoje, a mulher está em constante atividade, embora ainda exerça a função de administrar a sua casa na maioria dos casos. Por viverem essa jornada dupla de trabalho, estão sempre procurando soluções para manter em ordem o lar, de forma fácil e rápida. Não é uma tarefa simples, mas é plenamente possível. Pensando nisso, separamos algumas dicas que vão lhe ajudar a conciliar essas duas rotinas. Continue a leitura!

1 - Separe um dia de folga para sentar e planejar a semana e o mês (se possível).
Planejamento é a chave para o sucesso. Portanto, crie esse hábito. Sempre que possível, reúna a família para planejar e distribuir as atividades, deixando claro que as obrigações irão valer e que todos precisam ajudar.
Você até pode fazer uma organização individual, mas é importante envolver todos os membros da família, afinal, eles também vivem no mesmo ambiente e precisam colaborar. Se devidamente incentivados, ajudarão e ainda se sentirão úteis por estarem contribuindo com o conforto do lar.

2 - Organização é tudo.
Organizar é diferente de arrumar. Arrumar é manter o ambiente visivelmente limpo, independentemente se os utensílios estão no lugar certo. Organizar  é colocar cada coisa em seu devido lugar. Por exemplo, se o esposo quiser algo, ele saberá exatamente onde procurar, sem precisar bagunçar outras coisas ou quando o filho chegar da escola, ele conhecerá o lugar certo de deixar o uniforme e os sapatos. Ou seja, a organização precisa funcionar sem você em casa. Para isso, comece a guardar as coisas sempre no devido lugar. Colocar uma lista na geladeira com o cardápio do dia e as atividade da diarista e das crianças também pode facilitar muito. Você vai gastar um tempo para que esse método funcione, mas o esforço será recompensado quando tudo começar a funcionar ordenadamente em sua casa.

3 - Faça listas, planilhas e anotações.
Isso é muito importante para quem quer estabelecer uma ordem no que acontece em casa. Faça uma planilha com as atividades da semana como reunião na escola dos filhos, jantar especial com o esposo, datas comemorativas, pagamento da diarista e o mais importante, as contas do mês. Funcionará se você persistir e trará uma série de benefícios, pois dificilmente você será surpreendida com o telefonema de uma cobrança de internet ou um aviso de que não compareceu aos compromissos da escola, ou até mesmo de despertar no meio da noite com a sensação de ter esquecido algo importante. Agendas também funcionam se preferir, mas planilhas e tabelas são muito melhores. Experimente!

4 - Opte por pratos rápidos e nutritivos.
Os alimentos como saladas e arroz são facilmente preparados pela manhã. Procure organizar um cardápio balanceado para a sua família e siga o que foi planejado, ou se houver alguém que cozinhe para você, mostre e explique o cardápio. O horário do almoço é difícil conciliar com toda a família, mas é possível, afinal, refeições em família fortalecem a união e uma mulher que se preocupa com o bem-estar físico e mental de sua família não é somente inteligente, mas sábia.

5 - Tire um dia para as compras.
Hora de ir às compras! Se programe para ir em um horário em que o mercado não esteja tão cheio, pois assim você irá economizar tempo para usar em outra atividade. O melhor é fazer uma lista do que precisa em casa. Ir sem essa listinha vai causar alguns transtornos, pois se faltar alguns itens, você terá que voltar e acabará perdendo o dobro de um tempo que você não tem para gastar.

6 - Escolha as roupas antecipadamente.
Procurar roupas em cima da hora é um terror, ainda mais com filhos. As coisas ficam completamente bagunçadas e as roupas espalhadas. O conselho é: escolha a roupa que quer usar antecipadamente. Dê uma olhadinha na previsão do tempo e assim poupará tempo no outro dia, que poderá ser usado para as coisas importantes como tomar café da manhã antes de sair para trabalhar.

7 - Reserve um dia na semana para você e sua família.
Depois de todo esse trabalho, nada melhor que descansar a mente e recarregar as energias para mais uma semana. Separe um dia para a sua família. Pela manhã, faça um almoço especial, à tarde, leve os filhos para um passeio em família, e à noite, dedique um tempo para o marido, para verem um filme juntos, por exemplo. Todos merecem um pouco de atenção depois de uma semana bem agitada.

8 - Dedique um tempo para Deus.
Reserve um tempo antes de ir trabalhar para meditar e ler a Bíblia diariamente, de preferência ao acordar. Trinta minutos são necessários para ler, cantar um pequeno hino com o esposo e as crianças antes de sair de casa para o trabalho. O dia ficará mais leve e mais feliz. A comunhão com Deus é a chave para o sucesso, pois Ele promete ajudar a todos que confiam na Sua providência.
Você já conseguiu planejar tudo, e pediu a direção divina para que as coisas ocorram como o planejado. Deus diz em sua Palavra: “Porque eu, o Senhor teu Deus, te tomo pela tua mão direita; e te digo: não temas, eu te ajudo” (Isaías 41:13). Ao final do dia, quando tudo estiver terminado, faça uma oração e conte a Ele o que deu certo, o que não deu, peça sabedoria, deposite nEle suas preocupações e durma um sono tranquilo!

Todas as coisas são necessárias à nossa vida, mas não precisamos ficar ansiosos porque Deus prometeu auxílio para a execução de todos esses afazeres. Use sua criatividade e não deixe de testar novos métodos e buscar novas experiências para administrar e conciliar as suas múltiplas atividades. Faça em 5 horas o que outros fariam em 10.

Gostou das nossas dicas? Entre, comente e compartilhe!