contato@conectadoscomdeus.net        0800 222 1515

Blog

Como evitar a ociosidade no tempo livre?

Categoria: Conectados com Deus

Quando temos tempo livre, é fácil ficar em inatividade e ociosidade. Veja aqui alguns métodos para utilizar bem o seu tempo nessas ocasiões.

Você já ouviu o ditado: “mente vazia é oficina do diabo”? Esse ditado é bastante propício. A ociosidade é perigosa e iinduz pessoas a fazerem e pensarem coisas que não tem importância, que desviam a mente do que edifica. Por isso é importante manter sua mente e corpo ocupados em atividades e pensamentos que realmente edificam, que levam para perto de Deus.
A Bíblia nos conta um exemplo de quão perigoso é quando ficamos ociosos. No livro de 2 Samuel, capítulo 11, está escrita a história de Davi. Certo dia, sem nada de importante para se ocupar, o rei Davi foi passear pelo terraço do palácio e de lá avistou uma mulher muito bonita, que estava tomando banho não muito longe dali. Como bom rei e servo de Deus, ele se virou e fugiu da tentação? Infelizmente não. Davi mandou trazer aquela mulher, mesmo sabendo que era casada, e pior, casada com um dos seus melhores e mais leais servos, e dominado por seus desejos, deitou-se com ela.
Para piorar a história, esta mulher chamada Bateseba engravidou, e Davi, sem saber como esconder seu pecado, arquitetou um plano para aparentar que este filho fosse filho legímito do esposo dela. Parecia um plano perfeito, mas falhou. E como se Davi já não tivesse errado o suficiente, como última alternativa, mandou colocar Urias (o esposo de Bateseba) para lutar na linha de frente do exército, onde a chance de morrer era garantida. Por fim, Urias morreu e Davi casou-se com Bateseba para esconder seu pecado. Resumindo, por estar ocioso, Davi foi tentado e pecou, e para tentar ocultar este erro, cometeu mais pecados e até crimes terríveis contra a vida de outras pessoas inocentes.
Por mais incrível que pareça, Deus, misericordioso como só Ele consegue ser, perdoou Davi, pois apesar de seus erros, ele reconheceu e se arrependeu de seus atos.
A Bíblia, ao narrar essa história, nos mostra, como pessoas fiéis e tementes a Deus também podem cometer atos inimagináveis ao desviarem sua mente de Deus. Mas como evitar a ociosidade quando se tem tempo livre?
Confira abaixo algumas dicas!

1 - Planejamento
Faça listas, busque organizar como irá dividir seu tempo baseando-se na quantidade de horário livre que você terá. Se conseguir medir um prazo para cada atividade, melhor ainda, mas se você não tem essa habilidade, não se preocupe. Foque em dedicar seu tempo às prioridades da lista e tente cumprir tudo que planejou. Isso te ajudará a gerir seu período vago e a ser uma pessoa organizada.
Planejar te ajudará a ter uma melhor visualização de suas atividades, que precisam ser definidas de acordo com o melhor horário e nível de prioridade, além de contribuir para não desviar a sua mente das atividades. Quando se utiliza a internet, por exemplo, com propósitos específicos, é muito mais fácil não se desviar, não perder seu tempo vendo vídeos desnecessários ou conteúdos que não edificam.
Quando não há planejamento, corre-se o risco de esquecer atividades importantes, além de aparecer a desorganização e procrastinação. Por isso é importante se planejar antes de qualquer atividade.
É possível que mesmo planejando suas tarefas você deixe de fazer coisas necessárias para procrastinar, e procrastinação leva a ociosidade, que por sua vez induz a fazer coisas que poderão trazer consequências para toda sua vida.

2 - Definir prioridades
Todos desejam ter mais tempo para descansar e este tempo livre pode auxiliar a colocar sua vida em ordem. Tem alguma coisa estragada em sua casa? Precisa comprar alguma coisa? Deseja aprender uma língua nova? Não importa qual seja seu desejo, defina o que é prioridade. Descansar é importante, mas adiar certas tarefas podem prejudicar seu precioso tempo no futuro, em um momento que você provavelmente não terá tempo. Portanto, busque utilizar seu tempo de descanso para fazer coisas importantes e assim lhe sobrará mais tempo ainda no futuro para descansar.
Caso tudo esteja em ordem na sua vida, busque conhecimento. Conhecimento nunca é demais. Aproveite o tempo para aprender mais de seu trabalho, aprender novas atividades e, principalmente, aprender mais de Deus.
Ore, leia a Bíblia, leia livros de cunho espiritual, leia artigos na internet, faça cursos.. há um leque amplo de atividades para te aproximar de Deus. Transforme seu tempo livre em tempo para buscar a Deus. Ele certamente te recompensará por sua dedicação e amor a Ele.

3 - Lazer
Este é seu tempo livre... Aproveite-o para relaxar! Tudo com moderação, é claro.
Lazer é importante. É um tempo próprio para relaxar e esquecer as preocupações do dia a dia. A dica é buscar atividades que auxiliarão ao mesmo tempo que te ajudam a relaxar. Veja filmes que te leve para mais perto de Deus, ou que te ajude a entender fatos históricos ou que te inspire a se tornar uma pessoa melhor. Se for ler, opte por livros que te acrescente intelectualmente. Ouça músicas que contribua para o seu relaxamente e te faça pensar em Deus. Pratique atividades físicas (http://www.conectadoscomdeus.net/blog/ler/pratica-de-atividades-fisicas) que promova a sua saúde, ou saia de casa e vá contemplar a natureza.
Atividades não vão lhe faltar. Porém, busque realizá-las com cautela e não desvie sua atenção de Deus. Pensar em coisas que não edificam nem levam para perto de Deus só irão atrapalhar sua comunhão e sua vida. Não desperdice seu tempo!

Há várias formas de focar no que realmente é necessário, de aproveitar o tempo livre, de relaxar ou descansar, mas a melhor atividade é aquela dedicada para Deus. Busque sempre ocupar sua mente com coisas que levem sua mente para mais perto dEle. Aprenda a aproveitar seu tempo com qualidade e lembre-se sempre que seu tempo é precioso. Não deixe que ele escape de suas mãos com coisas fúteis e não permita que o Tentador utilize de seu tempo livre para te desviar de Deus. Tome cuidado para que esses pequenos momentos sem ocupação não tragam consequências muito graves para sua vida ou para a vida dos que estão ao seu redor.