contato@conectadoscomdeus.net     

Blog

Como lidar com as emoções

Categoria: Conectados com Deus

É possível controlar as emoções? Veja aqui como lidar com elas.

Desde que o pecado entrou no mundo, o ser humano desenvolveu problemas referentes às suas emoções. Essas emoções podem ser alteradas ou controladas pelas relações sociais, o ambiente, situação, entre outros fatores.

Apesar de ser tratado por muitos como um assunto de pouca importância, estudos apontam que pessoas que tem um bom controle de suas emoções possuem um sistema imunológico superior ao de pessoas que possuem emoções instáveis.

A Bíblia nos fala que "sábio é o homem que consegue controlar seu gênio..." (Provérbios 19:11 - Bíblia King James Atualizada). Então podemos perceber que não só por uma questão social, mas também bíblica, devemos aprender a controlar nossas emoções. Controle emocional também proporciona sucesso na carreira profissional. Portanto, saber controlar suas próprias emoções é importante para alcançar a realização em todas as áreas da vida. Mas como é possível controlar a emoções quando estas estão "à flor da pele"? Nesse artigo trataremos mais sobre o assunto.

1. Lidando com a culpa.

Infelizmente todos no mundo estão sujeitos ao pecado, e no decorrer dos anos, fazem decisões que acabam afetando sua própria vida ou a de outros, e em consequência, carregam o fardo de suas escolhas para o resto da vida.

Ao se deparar com a culpa deve-se pensar em todos os motivos possíveis que o levam a se sentir culpado. Após analisar, observe se eles são erros cometidos contra outros ou a si mesmo. Se cometeu contra seu próximo, você precisa se arrepender e de todo coração, buscar o perdão. Se for contra si mesmo, procure entender que foi um erro que aconteceu no passado e mesmo que as consequências possam te acompanhar para o resto da vida, você pode aprender a conviver com ele e buscar forças de Deus para poder se perdoar.

  • "Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça" (1 João 1:9).
  • "Nele temos a redenção por meio de seu sangue, o perdão dos pecados, de acordo com as riquezas da graça de Deus" (Efésios 1:7).
  • "Pois ele nos resgatou do domínio das trevas e nos transportou para o Reino do seu Filho amado, em quem temos a redenção, a saber, o perdão dos pecados" (Colossenses 1:13-14).

Nos versículos acima, é possível ver que somente Deus pode verdadeiramente perdoar e purificar dos pecados e injustiças cometidos.

Portanto, se os sentimentos de culpa lhe assombram, entregue seu fardo a Deus e com Seu auxílio busque a paz novamente.

2. Lidando com a ansiedade.

A ansiedade é considerada o mal do século, afinal, ela antecipa a dor e sofrimento que ainda nem aconteceram. Ela busca viver o futuro no presente e traz problemas graves de saúde.

Viver no futuro impede as pessoas de aproveitarem o hoje. Ela duplica os problemas, pois deixa de levar somente os fardos do momento e passa a levar as preocupações do futuro também.

A ansiedade, certamente, não é um sentimento que Deus quer que você tenha. Por isso, a Bíblia traz versículos que animam a alma aflita e ansiosa.

  • "Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus" (Filipenses 4:6).
  • "Portanto, não se preocupem, dizendo: 'Que vamos comer?' ou 'Que vamos beber?' ou 'Que vamos vestir?' Pois os pagãos é que correm atrás dessas coisas; mas o Pai celestial sabe que vocês precisam delas. Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas serão acrescentadas a vocês. Portanto, não se preocupem com o amanhã, pois o amanhã trará as suas próprias preocupações. Basta a cada dia o seu próprio mal" (Mateus 6:31-34).
  • "Levanto os meus olhos para os montes e pergunto: De onde me vem o socorro? O meu socorro vem do Senhor, que fez os céus e a terra" (Salmos 121:1-2).

Confiar em Deus, pode parecer um exercício difícil para os ansiosos, mas somente quando você confiar plenamente em Deus será capaz de receber as bênçãos que Ele quer lhe dar, e assim, Ele poderá aliviar os fardos que você carrega. Se você está ansioso(a), busque a Deus, e assim, tudo lhe será acrescentado.

 

3. Lidando com o medo.

O medo surge em resposta à preocupação/temor de uma situação presente ou futura, em que a pessoa pode se tornar impossibilitada de escolher o caminho ideal, pois crê que seria um erro arriscar e por tudo o que possue a perder.

O medo pode ser ocasionado por alguma relação social abusiva, ou em relação ao dinheiro, estabilidade, emprego, acomodação (como medo de sair da zona de conforto), entre outros. Por mais que seja benéfico em alguns casos, impedindo uma pessoa a tomar a decisão errada para sua vida, pode ser extremamente prejudicial, pois o medo impede com que decisões importantes sejam tomadas. Sair da zona de conforto e confrontar o perigo pode parecer impossível, mas se você não arriscar, nunca vai viver plenamente, pois a vida é feita de escolhas, sejam boas ou ruins, e é assim que as pessoas conseguem aprender lições importantes para a vida.

O medo mostra que a pessoa não confia plenamente em Deus para guiar sua vida, não confia no poder de Deus para vencer as barreiras. Portanto, confie sua vida a Deus, e tenha fé de que Ele é capaz de tirar o medo de seu coração e lhe dar a paz e tranquilidade.

Aqui estão algumas passagens da Bíblia que podem te ajudar quando surgir o medo:

  • "Por isso não tema, pois estou com você; não tenha medo, pois sou o seu Deus. Eu o fortalecerei e o ajudarei; eu o segurarei com a minha mão direita vitoriosa" (Isaías 41:10).
  • "Mesmo quando eu andar por um vale de trevas e morte, não temerei perigo algum, pois tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me protegem" (Salmos 23:4).
  • "Busquei o Senhor, e ele me respondeu; livrou-me de todos os meus temores" (Salmos 34:4).
  • "Mas eu, quando estiver com medo, confiarei em ti" (Salmos 56:3).

4. Lidando com a depressão.

Assim como a ansiedade, a depressão também pode ser considerada um grande mal desse século. É quase como se a depressão e ansiedade andassem de mãos dadas, prejudicando a vida de uma grande parte da sociedade atual.

A depressão traz vários problemas de saúde, tanto físicos quanto mentais. Sem contar que influencia o ambiente, mudando a percepção do mesmo, podendo também alterar o estado de espírito das pessoas à sua volta.                                                                               Se libertar da depressão pode ser mais trabalhoso do que outros sentimentos, sendo necessário, em muitos dos casos, acompanhamento de profissionais.

Lembre-se sempre de seu propósito de sua vida. É preciso descansar, relaxar, meditar bastante em Deus e em sua vida, procurar ou estabelecer novos alvos de vida.

Por mais difícil que pareça voltar a sorrir, confie em Deus, entregue sua vida a Ele e Ele fará tudo por você.

Quando achar que a depressão está tomando conta de sua vida, medite nos versículos abaixo:

  • "O próprio Senhor irá à sua frente e estará com você; ele nunca o deixará, nunca o abandonará. Não tenha medo! Não desanime!" (Deuteronômio 31:8).
  • "Bem-aventurados os que choram, pois serão consolados" (Mateus 5:4).
  • "Por que você está assim tão triste, ó minha alma? Por que está assim tão perturbada dentro de mim? Ponha a sua esperança em Deus! Pois ainda o louvarei; ele é o meu Salvador e o meu Deus" (Salmos 42:11).
  • "Tu és a minha lâmpada, ó Senhor! O Senhor ilumina-me as trevas" (2 Samuel 22:29).
  • "Depositei toda a minha esperança no Senhor; ele se inclinou para mim e ouviu o meu grito de socorro. Ele me tirou de um poço de destruição, de um atoleiro de lama; pôs os meus pés sobre uma rocha e firmou-me num local seguro. Pôs um novo cântico na minha boca, um hino de louvor ao nosso Deus. Muitos verão isso e temerão, e confiarão no Senhor" (Salmos 40:1-3).
  • "Senhor, restaura-nos, assim como enches o leito dos ribeiros no deserto. Aqueles que semeiam com lágrimas, com cantos de alegria colherão. Aquele que sai chorando enquanto lança a semente, voltará com cantos de alegria, trazendo os seus feixes" (Salmos 126:4-6).
  • "Eu disse essas coisas para que em mim vocês tenham paz. Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo" (João 16:33).

 

Este artigo tem a finalidade de te auxiliar a lidar com suas próprias emoções. Que você coloque sua fé e confiança em Deus antes de qualquer coisa, assim Ele lhe concederá forças para passar pelas provas e transformar sua vida completamente.

Que você consiga se libertar e alcançar o sucesso em todas as áreas de sua vida, além de poder também auxiliar a outros.

Lembre-se sempre de utilizar a Bíblia como seu guia, afinal, nela há verdades para toda a vida!