contato@conectadoscomdeus.net     

Blog

Construindo amizades verdadeiras

Categoria: Conectados com Deus

Não é fácil encontrar amigos verdadeiros hoje em dia. Veja aqui alguns critérios para construir amizades que realmente acrescentarão coisas boas em sua vida.

Todo mundo quer ter aquele amigo ou aquela amiga que está presente e sempre pronto a ajudar em todos os momentos, sejam bons ou ruins. Infelizmente, hoje em dia está cada vez mais difícil encontrar amigos de verdade. O amor está virando um artigo raro e as amizades verdadeiras também. O egoísmo e a falsidade estão cada vez mais populares. Muitas pessoas só se aproximam de outras por interesse e, depois de conseguir o que querem, somem sem dar explicações.
Mesmo assim, ainda é possível encontrar pessoas que realmente se importam com o bem-estar das outras e se importam com os sentimentos do próximo. E mais: ainda existem pessoas que se importam de verdade com a salvação daqueles que estão ao seu redor.

Mas então, como encontrar essas pessoas? Como construir amizades verdadeiras e fugir da solidão? Continue a leitura deste artigo e descubra!

Seja uma pessoa verdadeira.
Assim como no amor não adianta apenas procurar a pessoa certa, mas ser a pessoa certa, com as amizades o princípio é o mesmo. Se você quer ter amizades verdadeiras, comece esse processo sendo uma pessoa verdadeira. Esse é o primeiro passo. Não adianta nada exigir sinceridade, amor, companheirismo e verdade de outras pessoas se você não oferece essas qualidades. Construa amizades verdadeiras sendo também uma pessoa verdadeira. Dessa forma, você atrairá pessoas com este mesmo perfil.

Transmita confiança.
Além de ser uma pessoa verdadeira, é muito importante que você transmita confiança às outras pessoas. Se elas não sentem confiança em sua pessoa, não se sentirão à vontade para juntar-se contigo e construir uma bela amizade. A Bíblia nos dá um lindo exemplo dessa confiança com a amizade entre Davi e Jônatas. Saul, perseguidor de Davi, era pai do melhor amigo deste futuro rei de Israel. Mesmo assim, Davi nunca duvidou da palavra de seu amigo. Jônatas transmitia confiança para Davi (e vice-versa) e o ajudou a escapar das mãos de seu furioso pai, o rei Saul.

Escolha bem suas amizades.
É importantíssimo que se faça uma escolha consciente das amizades, pois, “as más companhias corrompem os bons costumes” (1 Coríntios 15:33). Inclusive, a escolha de suas amizades vai determinar a sua vida futura pois pode tanto ser uma influência positiva para te ajudar a alcançar a salvação como também pode ser negativa e te prejudicar em sua caminhada rumo ao céu.
Quando se é jovem, muitas vezes é difícil perceber o quanto o caráter e a reputação são afetados pela escolha de suas amizades. Os jovens cristãos devem ter muito cuidado na formação de amizades e na escolha de companheiros.

O ser humano é um ser social, ter amigos é uma necessidade nossa. É muito importante termos bons amigos aqui na Terra, afinal, a própria Bíblia diz que “o homem que tem muitos amigos pode congratular-se” (Provérbios 18:24 – ARC). Porém, o texto continua dizendo que “há amigo mais chegado do que um irmão”. Este Amigo é Jesus. Devemos fazer dEle o nosso Melhor Amigo em todos os momentos. A Ele devemos contar nossos maiores segredos, nossas alegrias e aflições.
Nossos amigos terrenos podem falhar, mas Jesus nunca fará isto! Coloque-O sempre em primeiro lugar em suas amizades. Pode ter certeza que amizade mais verdadeira que a dEle não existe!
Gostou desse artigo? Então, não deixe de compartilhar com suas amigas e seus amigos!