contato@conectadoscomdeus.net     

Blog

O cristão pode ouvir música mundana?

Categoria: Conectados com Deus

Tire essa dúvida agora mesmo!

“Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as saídas da vida.” Pv 4:23

A importância de guardar o coração

De todas as coisas que devem ser guardadas, a mais importante delas é o coração. Em toda a bíblia lemos várias referências ao coração:

  • Jesus disse que os limpos de coração verão a Deus (Mt 5:8)
  • Ezequiel diz que Deus nos dará um coração novo (Ez 36:26)
  • Davi pede que Deus crie nele um coração puro (Sl 51:10)

O coração na bíblia não é o músculo que bombeia sangue para todo o corpo. Também não é o cérebro, como muitos dizem. O coração é o que comanda tudo isso, o que comanda os nossos desejos, pensamentos e movimentos. Ele não é um órgão, mas o que controla todo o corpo.

O que desejamos, pensamos e fazemos é o que o nosso coração deseja. Se o nosso coração é mau e sujo, o resultado será que agiremos de acordo com isso. Tudo o que somos e viremos a ser depende portanto do estado de nosso coração. O que entra nele portanto definirá o que irá sair.

Captura e absorção de dados

O coração está a todo momento notando o que ocorre a sua volta. O que ele ouve, lê, vê, contempla, interage... tudo o que ocorre a sua volta é notado e capturado. Isso pode parecer algo desesperador se pensarmos que a maior parte do que acontece a nossa volta é ruim e não podemos evitar muito disso. Se vemos alguém fazendo algo de errado quer dizer que nosso coração vai desejar fazer a mesma coisa e nós vamos fazer isso?

Deus em sua perfeição criou uma peneira para o coração. O lóbulo frontal, responsável também pela parte racional do nosso corpo, junto com a amígdala age como uma peneira determinando o que é ou não absorvido. Nosso cérebro captura as coisas, elas passam pelo peneiramento, e agora o que passou no processo é absorvido.

O ser humano no seu estado pecaminoso não deixa passar apenas as coisas boas, mas as más também, o mau é natural dele. Quando alguém aceita a Cristo, um processo de purificação começa e, com o tempo, o lóbulo frontal fica mais e mais preciso no peneiramento e menos coisas ruins são absorvidas.

Isso quer dizer que com a operação de Deus no coração, chega o momento onde um cristão pode estar em um lugar saturado de lixo para o coração e ainda assim não se deixar levar. É o caso de Daniel, que estava na corte do rei da Babilônia, um ambiente onde só havia más influências, e ainda assim não se contaminou.

A música e o coração

Aqui entra a música, podemos dizer que não tem problema ouvir música mundana porque sabemos que a letra é errada e vamos filtra-la. Acontece que a música consegue burlar o sistema de peneiramento e penetra diretamente o coração. Dessa maneira, sem percebermos, ela muda nosso estado emocional e nossos pensamentos, fixando a sua mensagem em nosso coração mesmo sem que nós queiramos.

Para ter um coração limpo portanto o cristão não pode ouvir música mundana. E cuidado, muitas músicas “gospel”, apresentam as mesmas características que as músicas mundanas, mudando apenas a letra, logo o efeito é o mesmo.