contato@conectadoscomdeus.net     

Blog

Gravidez depois dos 35 anos

Categoria: Mulher

Tire suas dúvidas sobre o assunto!

Por causa das realizações profissionais e da busca pela estabilidade financeira, está cada vez mais comum ver as mulheres da atualidade colocando a maternidade em segundo plano. No entanto, o desejo de ser mãe ainda está no coração de muitas delas e por isso, muitas transferem esse sonho para depois dos 35 anos de idade. Você também planejou a maternidade tardia? Veja aqui mais sobre o assunto e tire suas dúvidas!

 1. Por que é mais arriscado engravidar nessa faixa de idade?

Como todos sabem, a gravidez após os 35 anos de idade pode apresentar riscos devido ao fato de que o corpo da mulher não está mais tão preparado para a gestação. A partir dos trinta e cinco anos, a fertilidade da mulher começa a cair, assim como a qualidade e quantidade de óvulos sadios. Contudo, isso não significa que o bebê terá problemas, até porque vemos muitos exemplos de mulheres que tiveram seus filhos mais tarde e as crianças são saudáveis. Mas não se pode negar que há um risco maior e que a idade ideal para se engravidar, de acordo com o parecer médico, é entre os 20 e 29 anos.

2. Pode ocorrer má formação do bebê?

Uma gravidez tardia apresenta mais riscos de má formação do bebê. Isso ocorre devida à baixa na quantidade e qualidade dos óvulos, acarretando mais chances de eventuais problemas na divisão cromossômica. Por isso, casos de bebês Síndrome de Down são mais recorrentes.

Porém, apesar dos riscos apresentados, você pode contar com a medicina preventiva, que vem se aperfeiçoando cada vez mais. Por meio de exames pré-natais e durante a gestação, é possível identificar possíveis necessidades especiais do bebê. Isso ajudará no preparo e capacitação da mãe, bem como de toda a equipe médica, caso seja necessário algum cuidado extra ainda no período gestacional. Faça uso da tecnologia a seu favor.

3. Há riscos também para as mães?

Algumas questões de saúde durante a gravidez são um reflexo, na maioria das vezes, da saúde da mulher antes desse período. Por isso, o indicado é fazer um pré-natal antes, com um médico específico e de confiança, para analisar eventuais riscos de saúde. Este profissional poderá solicitar alguns exames de rotina como hemograma completo, dosagem de hormônios tireoidianos, entre outros. Recomenda-se também o acompanhamento de um nutricionista, para uma ingestão equilibrada e adequada de nutrientes e vitaminas necessários para fortalecer o organismo da futura mãe e bebê.

Há risco também do desenvolvimento de diabetes gestacional, principalmente em casos de sobrepeso. Como dito acima, não se pode deixar de lado o acompanhamento médico, principalmente se a decisão for engravidar após os 35 anos.

4. Como é o parto com mais idade?

Por ser tão desejado que a criança nasça com saúde e em perfeitas condições, e até por conta da ansiedade materna, os partos cesáreos são mais frequentes nessa idade. Embora não haja contraindicação por parte dos médicos que se realize o parto normal, a maioria opta pelo procedimento cirúrgico.

 Portanto, se você está planejando ser mãe e já alcançou essa idade, não desanime. Tudo pode ser bem programado e, apesar dos riscos, é possível ter um bebê saudável. O curso “SER MÃE” traz várias informações importantes que também te ajudarão nesse processo. Ore pedindo a direção de Deus e confie que Ele fará o melhor.  

Tags: Mãe, 35 anos, Gravida,