contato@conectadoscomdeus.net        0800 222 1515

Blog

O exterior revela o interior

Categoria: Mulher

Como o exterior pode revelar o interior? Veja aqui o quanto suas ações falam sobre você.

De acordo com estudos, uma pessoa forma a primeira impressão de outra em questão de 10 segundos, e 55% dessa avaliação é baseada na aparência, 38% no tom da voz e 7% no que lhe é dito. Pela aparência ela irá julgar o nível econômico, social, suas crenças, nível educacional, entre outras características suas. Por isso é tão importante dar um bom exemplo em tudo quanto faça. A cada momento, seja na rua, na escola, no trabalho ou em qualquer ambiente social, há pessoas que entram em contato com você, e é mediante suas ações, palavras e aparência que essas pessoas irão avaliar sobre quem você é.

Muitos cristãos se utilizam dos versos escritos em 1 Pedro 3.3-6 para proibirem o adorno, englobam o cuidado e bom gosto como vaidade, afirmam que o que importa é o interior e não o exterior. Ao afirmarem isso não estão completamente errados, é muito importante o adorno interior, ele deve ser o maior alvo da vida do cristão, mas não se esqueça, em tudo quanto faça deve haver equilíbrio. O foco do cristão é agradar a Deus, e descuidar do exterior não irá agradar a Deus. Deve haver diferença entre cuidado e vaidade.

Cuidar da aparência é fundamental, é através dela que testemunhamos silenciosamente sobre quem somos a outros. Mas vaidade é quando você se importa mais com a maneira como você parece ser do que como você realmente é. Quando você se preocupa mais com seu exterior do que com sua comunhão com Deus ou quando se veste de forma a chamar atenção das pessoas para si.                                                                                                                                                                                 

Mas como cuidar da aparência de forma a honrar a Deus?

1 - Esteja sempre limpo
Parece meio obvio não é mesmo? Mas há muitas pessoas que negligenciam cuidados pessoais. Se esquecem que são representantes de Cristo. Não faça pessoas desprezarem sua religião pela forma que se aparenta. Lembre-se, ninguém gosta de estar perto de pessoas fedidas e sujas. Como então você iria atrair as pessoas para Jesus se você as afasta por negligência sua?

2 - Cuide de sua saúde
Se você é saudável irá, consequentemente, ter uma aparência melhor. Muitas pessoas tomam suas imperfeições naturais para se utilizar da vaidade, mas se você conservar sua saúde em todos os aspectos, dormir na hora correta, cuidar da saúde e fazer exercícios físicos, irá ter uma boa aparência e não precisará se utilizar de métodos humanos para parecer mais bonita (o).

3 - Utilize roupas limpas e passadas
Sim, roupa passada e limpa é um requisito. Afinal de contas você é um príncipe/princesa do Senhor. Imagine só alguém da realeza andando por aí todo desarrumado, não combina não é mesmo?
Roupas passadas e limpas demonstram que você é uma pessoa zelosa, higiênica, cuidadosa. Pessoas que andam com roupas sujas e amarrotadas dão a impressão de que são descuidadas, preguiçosas a ponto de sair de casa sem nem se arrumar, ou que não possuem nem ferro nem máquina de lavar.
Portanto, dê um bom testemunho, seja sempre asseado, não deixe a preguiça dominar sua vida, lembre-se, a Bíblia está cheia de versos que alertam contra a preguiça, portanto, entenda o recadinho de Deus: Não seja preguiçoso. (Provérbios 6:6-11, 13:4, 15:19)

4 - Se vista com decência
Seu corpo é precioso, foi feito por Deus e foi comprado mediante o sangue de Cristo. Não exiba esse precioso tesouro para todos. Reserve ele para você.
Se vestir de forma que outros consigam ver seu corpo mesmo que esteja vestido da cabeça aos pés não é descente. Decência não é se embalar com uma roupa, é se cobrir de forma que outras pessoas olhem para você e consigam ver uma pessoa e não um corpo. Como assim? Pessoas que expõem seus corpos (transparência, decote, roupas justas) irão chamar atenção para o corpo que possuem e não para seu interior, para seu caráter.
Você deve chamar atenção para Deus, e não é com roupas indecentes que se consegue isso. Faça as pessoas desejarem conhecer seu Deus e não seu corpo!

5 - Se vista com modéstia
Nada de extravagância! Como já foi citado anteriormente, você deve se vestir de forma que as pessoas vejam Cristo em você, roupas chamativas, como o próprio nome diz, irá chamar atenção para você, e esse não é o objetivo do cristão aqui na Terra. Sua vida deve ser unicamente para agradar a Deus e viver para um dia vê-Lo e por Ele e ser salvo. Sua vida não é aqui, portanto não perca seu tempo tentando ser como qualquer outro ser humano.
Simplicidade é a chave. Roupas simples, apropriadas a cada ocasião, apropriada para a estação, que revele a beleza e graça de Cristo.

6 - Se vista com bom gosto
Não precisa se tornar um objeto de estranheza para os descrentes. Você pode, e deve utilizar roupas que as pessoas se admirem de ver como os servos do Deus vivo conseguem resplandecer sua glória com suas roupas. Que mesmo na simplicidade apresentam roupas bonitas e que ao invés de pessoas olharem e desejarem ser como você ou ter você ,que elas desejem conhecer seu Deus.

Como é maravilhoso poder testemunhar de Deus sem precisar falar nada, só sua presença fazendo as pessoas procurarem saber mais sobre seu Deus, desejarem que você ore por elas ou fale da verdade para elas, pois elas sabem que você teme ao Deus que tudo fez.

Portanto, não sinta vergonha de se vestir com modéstia e decência, de parecer diferente de todos ao seu redor. Você deve honrar a Deus, é para isso que você nasceu. Testemunhe onde quer que você vá, busque sempre agradar a Deus em tudo que você faça e nunca se compare ao mundo, você deve se comparar a Cristo, e sempre chamar a atenção para Ele. Sua vida não é aqui, é no céu. Busque agradar a Deus.
Lembre-se, seu exterior revela seu interior, por isso, se foque em sua comunhão com Deus, conhecer mais dEle a ponto de seu exterior falar por si próprio quem é seu Deus e em que você acredita.

Tags: Interior, Exterior,