Abigail – Nascida para ser pacificadora
Davi e seus homens estavam sob perseguição; o rei Saul queria matá-lo, e para piorar a situação, Samuel tinha morrido. Davi e os companheiros estavam com fome e precisavam de ajuda com urgência. Acamparam-se perto da propriedade de um rico chamado Nabal, e durante aquele período guardaram os rebanhos e ajudaram os pastores do dono da propriedade.
Então, Davi pediu ajuda, e esta foi negada. Irou-se muito o futuro rei de Israel e convocou seus homens para o ajudarem a se vingar de Nabal e matar a todos de sua casa. Neste momento surge a pacificadora enviada por Deus, a piedosa Abigail.
Ela, após receber a notícia da planejada vingança de Davi, não pensou em fazer guerra, não se precipitou, não se atemorizou, mas procurou fazer tudo ao seu alcance para livrar sua casa e os próprios homens de Davi de uma situação que seria catastrófica para ambos os lados. Ela preparou alimentos e foi ao encontro de Davi e pediu-lhe que a perdoasse, assumindo a responsabilidade da situação.
Solicitou gentilmente que ele refletisse nas consequências de sua vingança. Abigail menciona que Deus a enviou para impedi-lo de tornar-se igual a Nabal, pois ela estava sendo usada para acalmar a situação. (ver 1 Samuel 25:25 e 26)
Realmente, Abigail foi convocada para ser uma pacificadora, ou uma conciliadora. Ela foi chamada por Davi de “bendita” por ter sido prudente e sábia. Não pensou no seu patrimônio, mas em vidas a serem preservadas. Davi também reconheceu que ela foi enviada por Deus (1 Samuel 25:32). Deus deseja que sejamos pacificadoras, sempre pensando em harmonizar as pessoas e o convívio entre elas, jamais contribuindo para acalorar ou dificultar as relações na família e na Igreja, e sim conciliar. A atitude de Abigail nos revela que devemos ter:
Prudência
(1 Samuel 25:33) O exemplo de Abigail recomenda que devemos ser:
Conciliadoras - 1 Samuel 25:25 e 26 (Abigail não foi agressiva, não incentivou a contenda, mas intercedeu em favor da paz).
Generosas – 1 Samuel 25:27 (Supriu dentro de sua possibilidade a necessidade humana, não só falou, mas deu um “presente”).
Equilibradas – 1 Samuel 25:19 (Soube agir com sensatez e tranquilidade no momento da pressão e da crise).
Abigail não se intimidou em resolver uma questão cuja solução estava unicamente em suas mãos. Não passou ou ignorou a situação, pois a questão de Davi com Nabal dependia agora dela, e exerceu tato e sabedoria para resolver o problema de maneira admirável.
Irmãs, se surgirem situações de conflitos que dependem de nossa contribuição, Deus certamente deseja nos usar para sermos pacificadoras. Deus quer dizer para nós o que disse a Abigail através de Davi, se nos dispormos a ser pacificadoras: “Sobe em paz à tua casa; bem vês que ouvi a tua petição e a ela atendi” 1 Samuel 25:35.
Que o Senhor conceda paz a você e a sua família e que esta paz seja permanente!
Revista Observador da Verdade, 2014.