DOM DIÁRIO
O tempo nosso de cada dia: temos diariamente 24 horas com 1.440 minutos; sete dias por semana, somando 164 horas ou 10.080 minutos; um total de 8.760 horas ou 525.605 minutos ao ano; das 164 horas semanais, gastamos apenas 6 horas na igreja. Essa pequena soma representa menos de 3% de nosso tempo semanal. E quem só vai aos sábados, despende na igreja apenas 1,3% de seu tempo semanal. Qual é a média de tempo em que oramos por dia? Você já fez essa avaliação ao somar o tempo das orações que você faz durante o dia?
De modo geral, as pessoas oram vinte minutos por dia. Claro que, para a grande maioria estamos sendo bem generosos. É óbvio que não podemos orar de joelhos em todo momento. Contudo, podemos ter o pensamento ligado aos céus o maior tempo possível. Pode-se perceber isso, por exemplo, na experiência de Neemias que, depois de interceder e orar pela reconstrução de Jerusalém, foi chamado à presença do rei, e diante de Artaxerxes orou a Deus em pensamento (Neemias 2:4). Em seguida, pediu ao rei quanto à aflição de seu coração e obteve uma resposta positiva. Quando poderíamos então orar a Deus?
Seguem algumas sugestões:
- a) Ao despertar;
- b) Durante o culto matinal;
- c) Antes do desjejum;
- d) Saindo para o trabalho;
- e) Chegando do trabalho;
- f) Ao meio-dia;
- g) Antes do almoço;
- h) Chegando em casa, ao fim do dia;
- i) Culto noturno;
- j) Antes do jantar;
- k) Antes de dormir.
Também não devemos nos esquecer do maravilhoso conselho de 1 Tessalonicenses 5:17 — “Orai sem cessar”.
E a Bíblia? Quantas vezes você lê sua bíblia durante a semana? De modo geral, a maior parte das pessoas lê a bíblia duas vezes por semana. Entre os guardadores do Sábado, costuma-se ler às sextas-feiras, quando estudam a lição, após o pôr-do-sol, e durante as horas do sábado. “O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento”, declara o Senhor em Oseias 4:6.
Como mudar, então, essa realidade?
Sugestões de quando ler a Bíblia:
- a) Ao Despertar;
- b) No culto matinal;
- c) Dentro do ônibus, metrô, etc.;
- d) No horário de almoço;
- e) No ponto, em espera pelo transporte público;
- f) No trabalho, em horas de pouco movimento, quando possível;
- g) No culto noturno;
- h) Antes de dormir;
- i) Durante a noite, em casos de perda de sono;
- j) Dentro do carro, ouvindo trechos dela em áudio;
- k) Ou seja, em qualquer momento possível.
Hoje, mais do que nunca, podemos dizer que as palavras de Apocalipse 1:3 se cumprem com mais intensidade, pois a leitura da Bíblia está disponível nos mais variados formatos, tanto físicos quanto digitais, inclusive em aplicativos para smartphones e tablets. Pode-se também ouvi-la no formato áudio book e lê-la em braile, em quase todos os idiomas e na maioria dos dialetos. Precisamos entender então o que diz em Mateus 6:21 — “Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração.” A pergunta a ser feita agora é: “O que é mais importante para mim?”
Avaliando nosso dia: Como se falou a princípio, Deus nos dá 24 horas diariamente. Como costumamos utilizar essas horas? Em média, nosso tempo se divide dessa forma, salvo algumas exceções: De oito a doze horas trabalhando; de seis a oito horas dormindo, e de seis a dez horas ocupados em outros afazeres. Neste caso gostaríamos que você avaliasse atentamente essas duas propostas:
- 1 Proposta: Tire pelo menos 30 minutos por dia para ler a Bíblia.
- 2 Proposta: Tire pelo menos uma hora por semana para fazer uma visita missionária.
Caso você aceite estas duas propostas, saiba que estará utilizando apenas o período correspondente às primícias do seu tempo semanal = 3,33%. Seria pedir demais?
Agora avalie quanto tempo Deus dedica a você por dia! A primeira tarefa do dia: Está escrito em Mateus 6:33: “Mas buscai primeiro o Reino de Deus, e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas”.
Sobre o mesmo assunto, diz-nos o Espírito de profecia: “Consagrai-vos a Deus pela manhã; fazei disto vossa primeira tarefa. Seja vossa oração: ‘Toma-me, Senhor, para ser Teu inteiramente. Aos Teus pés deponho todos os meus projetos. Usa-me hoje em Teu serviço. Permanece comigo, e permite que toda a minha obra se faça em Ti.’ Esta é uma questão diária. Cada manhã consagrai-vos a Deus para esse dia. Submetei-Lhe todos os vossos planos, para que se executem ou deixem de se executar, conforme o indique a Sua providência. Assim dia a dia podereis entregar às mãos de Deus a vossa vida, e assim ela se moldará mais e mais segundo a vida de Cristo.”
Contemple a Deus diariamente. Jesus nos dá uma ordem a respeito da Bíblia: “Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam”. João 5:39. Quanto mais tempo dedicarmos às Escrituras, mais interessante a Bíblia se tornará. Diz a inspiração: “Entretanto, ao estudarmos a Bíblia e meditarmos sobre a vida de Cristo e o plano da redenção, esses grandiosos temas se abrirão mais e mais ao nosso entendimento”.
Devemos nos dedicar para fazer o ano bíblico. Basta ler três capítulos por dia. Ao fim do ano toda a Bíblia terá sido lida. Seria igualmente importante tirarmos tempo para memorizar a Bíblia. Se pudéssemos decorar um versículo por semana, ao fim do ano a soma ultrapassaria cinquenta passagens bíblicas.
E para que isso serviria? A resposta é bem clara: “Edificai um muro de passagens bíblicas ao vosso redor, e vereis que o mundo não poderá demoli-lo. Entesourai as Escrituras na memória e retrucai então a Satanás quando ele vier com as suas tentações: ‘Está escrito.’” Isto, porém, não é tudo. Quanto à segunda proposta desta matéria, diz-nos a Inspiração: “Não é bastante viver uma vida sossegada, cheia de oração. O meditar somente não satisfará a necessidade do mundo. [...] Temos de ser cristãos bem alerta, enérgicos e ardorosos, cheios do desejo de comunicar aos outros a verdade.”
Precisamos atender ao chamado de Cristo. Quanto mais comunicamos de sua palavra a outros, tanto mais teremos uma vida espiritual vitoriosa. “Todo verdadeiro discípulo nasce no reino de Deus como missionário.” O chamado do Mestre se repete: “Filho, vai trabalhar hoje na minha vinha.” Mateus 21:28. Se ainda não alcançamos essa experiência, precisamos nascer em Cristo. Devemos viver nesta terra com os pensamentos nas coisas que são de cima. “Não podemos correr o risco de perder o Céu. Devemos falar nas coisas do Céu.”
Quando falamos às pessoas sobre a nossa fé, somos sempre os mais beneficiados. A cada estudo bíblico dado, aprendemos mais de Jesus; a cada oração feita, temos mais comunhão com Deus. Quanto mais pessoas forem alcançadas, sentiremos mais alegria e satisfação. E temos ainda a certeza da companhia de Cristo (Mateus 28:20).
O mais importante: Lembre-se sempre que o nosso tempo é um dom de Deus. Porém, nunca sabemos até quando ele estará ao nosso dispor. Podemos e devemos fazer planos futuros. Nunca, contudo, devemos deixar de lutar pelo “hoje”, pois o presente é o que está à nossa mão. Logo ele se torna passado, e mais uma página de nossa vida desaparecerá de nossas vistas para entrar na eternidade. “E dizia a todos: Se alguém quer vir após Mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-Me.” Lucas 9:23.
A obra que Deus faz por nós é diária. Por isso a caminhada cristã deve ser diária. Não devemos dormir sem ter a certeza do perdão e de estar em paz com Deus. Precisamos negar nossa humanidade com todos os maus traços de caráter que temos para que Cristo nos guie a cada dia, segundo os santificados traços do caráter divino.
“Não necessitais de graça para o dia de amanhã.
Que nossa carreira cristã possa ser mais vitoriosa a cada dia.