O Inverno chegou
Chegou a estação dos narizes gelados e dos abraços [que assim seja, por favor] mais demorados! Seja bem-vindo, Inverno!
No hemisfério sul, o inverno, que é aestação mais fria do ano inclusive em regiões de climas tropicais, tem início no dia 21 de junho e termina no início da primavera, no dia 21 de setembro. É marcado por temperaturas baixas, pelo aumento das precipitações, e, em algumas regiões do nosso país, pela incidência de neve e geadas.
O tempo frio afeta diretamente determinadas produções [por tanto também o preço] de elementos essenciais da cesta básica familiar, tais como, verduras e legumes, tornando-os até 20% mais caros nesta época do ano. Uma das alternativas para driblar a alta dos preços é aproveitar as ofertas de frutas, verduras e legumes da safra, que estão mais baratos comparados a outros alimentos.
Dentre esses alimentos, podemos destacar:
Frutas: mexerica/tangerina, carambola, kiwi, laranja, morango, cajú, melão, abacaxi.
Hortaliças: agrião, chicória/escarola, espinafre, mostarda, salsão, cenoura, inhame/cará, batata-doce, abóbora, mandioca, mandioquinha/batata-salsa, berinjela, rabanete, pepino, ervilha.
Frutas e hortaliças fazem parte de todo prato saudável. Mas, assim como o tempo e a temperatura varia ou longo do ano, estes alimentos também têm momentos específicos de maior produção e, por tanto, de maior consumo. O que encontramos no supermercado na época de verão varia consideravelmente em relação ao que encontramos em inverno. Assim, precisamos prestar atenção para dar preferencia às frutas e verduras de cada momento ao longo das quatro estações. Isto nos ajudará a evitar gastos desnecessários na hora das compras e contribuirá para a economia do lar, sem precisar abrir mão de uma alimentação saudável!