6 maneiras de como controlar o meu temperamento
Muitas vezes podemos evitar desentendimentos com membros da família, ou até mesmo com amigos quando aprendemos a entender e controlar o nosso temperamento.
Em algumas situações difíceis você pode se perguntar: como controlar meu temperamento? Principalmente se você tem muitos conflitos com a família, seja por questões conjugais ou mesmo por causa do comportamento dos filhos.
Quando há muitas responsabilidades é comum que alguns problemas surjam e afetem a sua saúde como, por exemplo, o estresse.
Entender como você se comporta pode ser a chave para melhorar a sua relação não só com você mesmo, mas também com a sua família, de acordo com o que encontramos em Provérbios:
“Sábio é o homem que consegue controlar seu gênio, e sua grandeza está em ser generoso e perdoador com quem o ofende”. Provérbios 19:11
Veja, no post de hoje, 6 maneiras para você controlar seu temperamento e ser mais feliz, vivendo em harmonia com sua família e amigos.
1. Procure conhecer o seu temperamento
Esse é um grande passo para começar, principalmente quando você está se perguntando: Como controlar o meu temperamento?
Saiba que existem 4 tipos de temperamentos: sanguíneo, fleumático, melancólico e colérico. Realize uma análise de como você costuma se comportar perante as suas emoções. O que acaba atingindo você e por que isso acontece? Isso pode te ajudar a ter um norte sobre si mesmo.

2. Observe-se
Um dos passos importantes quando você já conhece seu temperamento é perceber de que forma isso afeta a sua relação com as outras pessoas. Quais características desse temperamento são prejudiciaispara você e quais são as que te ajudam?
Com essas informações, procure mudar aquilo que não está mais funcionando para as suas relações.
3. Quando estiver mais tranquilo fale o que te perturba
Aproveite o momento em que as coisas estiverem mais calmas e você estiver mais tranquilo para conversar com seus familiares ou amigos sobre o que está lhe incomodando. Diga o que te perturba sem atacá-los, apenas mostrando o seu ponto de vista.
4. Selecione melhor os seus pensamentos
Pode parecer impossível, mas todos podemos selecionar o que pensamos. Muitas vezes acabamos por pensar algo extremamente negativo e deixamos nos levar por isso.
Preste atenção ao que pensa e como isso afeta você. Não alimente pensamentos que estimulam justamente a conduta que você quer mudar.
5. Bom humor é sempre o melhor remédio
Tente manter-se bem-humorado em relação aos contratempos da vida. Não há como qualquer mau temperamento padecer com uma visão bem-humorada.
O otimismo pode ser uma boa arma para ter uma vida mais amena e assim conseguir enfrentar as dificuldades do dia a dia.

6. Não hesite em pedir ajuda
Muitas vezes você pode estar passando por sérios problemas, achando que poderá resolvê-los sozinho. Por isso, perceber quando é preciso pedir ajuda é fundamental. Caso sinta que é necessário, procure um profissional para te auxiliar e avaliar melhor o seu problema.
Para se aprofundar no assunto, recomendamos o nosso curso Temperamentos Transformados que pode te ajudar.
Gostou de nossas dicas? Compartilhe o nosso texto e ajude outras pessoas que podem estar precisando de ajuda e se perguntando: “Como controlar meu temperamento?”.
