Os 5 erros mais comuns na educação dos filhos
Os pais sempre se esforçam ao máximo para evitar erros na educação dos filhos. Durante a infância, toda criança tem a fase de desafiar os pais, para saber até onde pode ir para que seus desejos sejam realizados. Por isso, é importante saber quando é preciso impor limites e também quando dar liberdade para que a criança aja conforme sua personalidade.
Hoje, você vai conferir em nosso post os erros mais comuns dos pais na hora de educar os filhos e o que fazer para evitá-los. Acompanhe!
1. Desautorizar o pai ou a mãe na frente da criança
Se o pai deu uma ordem, a mãe não pode descumpri-la ou mudá-la na frente da criança, ou vice-versa. Quando um desautoriza o outro na frente dos filhos, eles acabam ficando confusos e sentem-se no direito de não cumprir a ordem, já que não sabem se devem ouvir o pai ou a mãe.
Para ajudar a criança a conseguir distinguir o certo do errado, é preciso que o casal esteja com as atitudes e conceitos de educação alinhados. Caso você não concorde com o modo com que o parceiro (a) está agindo ou impondo as regras, converse em particular e chegue a um acordo.
2. Fazer chantagem
“Coma o brócolis para depois comer a sobremesa”. Essa é uma frase que certamente você já ouviu muito, não é mesmo? Elas podem parecer inofensivas, mas acabam ensinando a criança a chantagear e também trazem uma ideia errada sobre a comida e podem comprometer a formação de hábitos alimentares saudáveis.
É preciso dar importância a todos os alimentos e não colocar a sobremesas ou os doces como um prêmio, já que fazendo isso, você reforça a ideia de que os vegetais e frutas são ruins e os doces são saborosos. Tente inserir alimentos naturais já nos primeiros meses de vida da criança e acostume-a ao paladar dos diferentes alimentos.
3. Repreendê-la a todo o momento
Apesar de serem crianças, os pequenos também já crescem com sua personalidade e preferências. Se seu filho tem um gosto diferente do seu para cores, brinquedos e até alimentos, não o repreenda e tampouco o direcione para o que ele deve gostar ou não.
É claro que as crianças devem ser repreendidas quando fazem algo de errado para os outros ou perigoso para ela mesma. Porém, dar bronca por motivos pequenos e a todo o momento pode deixá-la insegura e dependente de você quando crescer.
4. Não saber a hora de impor limites
Assim como saber a hora de deixar a criança escolher como reagir a certas situações, também é importante saber a hora de colocar limites e estabelecer regras. Uma criança sem limites acaba desrespeitando os outros, tendo atitudes em lugares públicos que atrapalham as pessoas, e ainda podem crescer sem respeitar os pais, que não se colocam no lugar de educadores.
Ensine para seus filhos os valores que você acha importante e coloque regras, tanto em sua rotina, como a hora de dormir e de fazer as refeições em família, por exemplo, e outras regras que envolvem princípios como respeitar os outros em qualquer ambiente público, seja escola, igreja, mercado, parquinho, etc.
5. Não ter tempo para a família
Quando você não separa um tempo para passar com seus filhos, eles podem crescer com a necessidade de chamar sua atenção a qualquer custo. Isso pode refletir em atitudes rebeldes, falta de educação e birras, que podem ser resolvidas com simples momentos de afeto entre vocês.
Separe um tempo para curtir com as crianças, ver um filme no cinema, sair para um piquenique no parque e também ouvi-las contar suas histórias e suas brincadeiras.
Não cometer erros na educação dos filhos é impossível, já que somos humanos e, portanto, suscetíveis aos equívocos. Porém, é importante se esforçar para trabalhar na criação dos pequenos, fazendo com que cresçam com valores e educação, sempre preservando e respeitando sua individualidade.
Você pode começar agora mesmo a mudar a educação dos seus filhos e melhorar a sua relação com eles. Para ajudá-lo ainda mais nessa missão, confira também como ajudar as crianças a melhorarem o desempenho escolar.