Bom humor, um ingrediente essencial
Quem nunca acordou em uma segunda-feira de mal humor que a atire a primeira pedra. O mal humor é como um super vírus contagiante capaz de infectar todo o ambiente à nossa volta, criando uma atmosfera sombria e desconfortável. Dentro do mal humor estão inseridas ações, tais como, reclamar de tudo e de todos, apontar defeitos, demonstrar insatisfação, criticar, olhar apenas o lado de negativo... Ufa! O mal humor intoxica!
No entanto, a melhor forma de combater esse mal é usar as armas do bom humor. O bom humor é um desses remédios gratuitos capaz de curar toda e qualquer enfermidade originada pelo mal humor.
O bom humor influencia na saúde física, pois ativa a liberação de hormônios responsáveis pela sensação de bem-estar e aumenta a imunidade, protegendo o corpo contra as doenças. O bom humor também promove a saúde intelectual e emocional, ao tornar as pessoas mais abertas a novidades e criativas para lidar com as adversidades da vida. O bom humor alimenta a amizade, contribui para relações sentimentais mais duradouras, assim como é fundamental para enfrentar de maneira positiva o tempo do envelhecimento.
Além de tudo isso, o bom humor também costuma ser contagiante. Através dele, nossos círculos sociais – trabalho, escola, igreja e família – são modificados. Oferecer um sorriso genuíno a alguém de cara fechada pode servir para quebrar a corrente do mal humor.
E o cristão precisa ser bem-humorado, ser alegre? A palavra de Deus nos diz, em Filipenses 4.4: “Alegrai-vos sempre no Senhor. Mais uma vez direi, alegrai-vos”. O que podemos aprender com isso? Que o Senhor nos solicita estar sempre alegres! É fácil? Não, mas é preciso. O bom humor é o ingrediente essencial em todas as receitas para uma vida feliz e é necessário fazer uso desse ingrediente sem moderação!