Como ser uma boa avó?
“Os avós são a mãe e o pai só que mais bonzinhos” Já dizia uma neta. “A comida da é maravilhosa, e até o sofá é mais aconchegante”. Uma avó dedicada sabe fazer os netos se sentirem amados e especiais ao mesmo tempo ensina coisas importantes sobre a vida.
Se você é uma vovó apaixonada por seus netos, saiba aqui algumas dicas dinâmicas de como conciliar diversão e aprendizado.
1 - Faça visitas
Os netos tem um carinho muito grande pelos avós. Eles amam passear na casa deles e observar o que fazem. Mas não deixe apenas que venham à sua casa. É sempre bom manter o convívio, ainda que esporádico muito bem atualizado. E assim, ao crescerem se lembrarão dos avós como pessoas presentes.
2 - Diversão e aprendizado
Os netos amam imitar os avós. Você pode aproveitar para ensinar várias coisas divertidas e ao mesmo tempo educativas para seus netos. Programe o dia de assar biscoitinhos com várias formas, o dia da pintura, de aprender a lavar a louça, de cozinhar, de costurar. Reserve também aquele dia especial para passear em meio à natureza com eles. Se há algum talento de família que você deseja que aprendam, não perca tempo. Use as oportunidades para trabalhar isso com os pequenos. Há uma infinidade de ideias para ajudá-los a aprender brincando. Se eles já cresceram, opte por um bom diálogo, ou ainda uma sessão de fotos aintigas, relatando histórias e momentos da família ao folhear retratos.
3 - Não interfira nas decisões dos pais
Sabemos que as vezes os avós tentam remediar alguma falha na educação dos filhos nos netos. Fazendo isso, algumas avós acabam extrapolando o seu papel e interferem nas decisões que os pais tomam, invalidando ordens e diminuindo o respeito que os netos têm pela autoridade paterna. Por isso, evite fazer comentários na frente deles ainda que não concorde com alguma atitude. O ideal, se você tem alguma opinião divergente, é chamar os pais em particular e sugerir algo que poderia dar certo. Além que agradecer, os pais considerarão a opinião dada e todos sairão satisfeitos.
4 - Seja exemplo, e ensine sobre a vida e o mundo
Seja para o seu neto alguém em quem se espelhe. Aproveite para mostrar que ele é amado e o ensinem a amar a Jesu. Procure transmitir suas experiências de vida em forma de histórias pois assim estará preparendo-os para o preparar para a vida adulta. Que ao lembrarem de você, seus queridos netinhos recordem a diversão e aprendizado, bem como os ensinamentos do que é realmente ser um bom cristão e cidadão segundo o coração de Deus.
Existem muitos tipos de avós: os que moram longe, os que deixam a criançada à vontade, os que praticam esportes, os mais sérios e conservadores. Temos uma visão muito positiva deles, já que as lembranças quase sempre são boas, por causa da agradável relação afetiva construída com os amados netinhos. Seja qual for o seu perfil de avó, procure fazer a diferença na vida dos seus netos para o bem.
Compartilhe essas dicas!