O que vestir? Dicas de combinação de roupas para cada ocasião!
Quem nunca teve dúvidas sobre que roupa usar, que atire a primeira pedra. Ficar indeciso sobre o que vestir, dependendo do lugar ou da ocasião é comum, principalmente entre o público feminino.
Afinal, quem deseja estar sempre bem vestido não pode errar na escolha da roupa. Imagine só ir à igreja usando roupas de academia, ou ir para a faculdade com roupas de banho? Como cristãos precisamos testemunhar bem sobre nossa fé, e incrivelmente, a roupa fala mais sobre nossas crenças do que imaginamos, e por isso precisamos estar atentos ao que usamos e onde usamos.
Se você deseja testemunhar bem sobre Deus, nos lugares certos, continue lendo este artigo.
1 - Roupas para escola/faculdade
Como já foi dito anteriormente, a roupa é uma testemunha silenciosa. Ela expressa sua real personalidade, crença e educação. Por isso, é imprescindível saber como se vestir em cada ocasião.
Muitos parecem se esquecer de que são cristãos fora da igreja e se vestem como todos os demais que professam diferentes crenças. Porém, é necessário que um verdadeiro cristão, saiba se vestir com decência e modéstia mesmo na faculdade ou escola.
Utilize roupas confortáveis, que não sejam muito justas, afinal, você irá passar uma boa parte do seu tempo sentado(a) estudando, e é preciso estar usando uma roupa confortável, que não atrapalhe sua concentração. Em locais assim, não utilize roupas muito chamativas. Opte por peças mais casuais, básicas, mas que mesmo assim permitam acrescentar bom gosto e agregar seu próprio estilo.
2 - Festas
Em casamentos e formaturas está cada vez mais comum o uso de roupas e maquiagens que esbanjam ostentação e luxo. Porém, será esse o caráter de um cristão? É claro que a ocasião pede uma roupa mais elaborada do que uma roupa do dia a dia, mas isso não é desculpa para abandonar os princípios da modéstia.
Se informe sobre a hora e local da festa antes de escolher sua roupa. Estude o formato do seu corpo e quais os tipos de roupa ideal para ele, evitando assim roupas que não darão o caimento correto para seu corpo.
Vestidos são os mais indicados, mas não se prenda a isso. Você pode variar e deixar suas preferências lhe guiarem. Procure tecidos mais sofisticados e pense em quem receberá atenções no evento. Se você for a formanda, aniversariante ou madrinha, pode apostar em looks mais elaborados. Caso contrário, procure roupas mais confortáveis, que lhe permitam aproveitar a festa como convidada sem exagerar na escolha.
3 - Casual
Sabe aquela roupa de ir ali na esquina, na padaria, na vizinha, na casa da tia, a roupa de ir dar um passeio? Então, até mesmo ela precisa ser pensada. Você deve testemunhar onde quer que for. Não se esqueça de vestir de maneira descente mesmo que seja para sair de sua casa por um breve momento.
Onde quer que existam pessoas, há aí uma oportunidade de pregar, mesmo que de forma silenciosa, a respeito do seu Deus. Portanto, afaste a ideia de que só porque o seu pastor não está vendo, ou só porque é “rapidinho” que há desculpas para se vestir de maneira imprópria.
Para acertar na roupa escolha peças de roupa mais confortáveis, se for para passear, adicione estilo pessoal à sua roupa, escolhendo aquela mais apropriada para o lugar e horário. Aproveite para usar acessórios ou caprichar no penteado, pois eles podem fazer toda diferença na produção.
4 - Em casa
Acredite, estar vestida de maneira correta na hora de receber visitas é importante. Afinal, não é porque está em sua própria casa que não é preciso testemunhar de sua fé. Portanto, nada de ficar expondo seu corpo para os visitantes, pois de nada adianta se vestir com modéstia fora de casa e na própria casa acabar mostrando até mais do que deveria, pelo simples fato de ser sua casa. Não se esqueça, Deus continua sendo Deus mesmo fora da igreja!
5 - Recreações
Infelizmente é comum ver pessoas se vestindo da cabeça aos pés de forma correta durante as reuniões da igreja, mas quando vai sair para passear, acaba se vestindo de modo não cristão. Mesmo que seja sair para caminhar, ou um momento de recreação com amigos e família (como jogar vôlei, peteca, futebol, etc.), ou até mesmo escalar uma montanha... É possível conciliar tudo isso com a modéstia e o vestir-se bem.
É necessário estar descentemente vestida sim. Para isso, aposte em calça legging ou shorts de malha que cubram seu corpo de forma que, ao se movimentar, seu corpo não seja exposto. Porém, não esqueça da colocar a saia por cima. É possível vestir-se bem até mesmo para recreações, sem precisar expor seu corpo. Aposte nas saias rodadas, para que possa se movimentar com facilidade, escolha um tênis que combina, pois assim você poderá proteger os pés e ainda dará um toque de estilo despojado à sua roupa, e, a menos que o clima esteja frio, opte por roupas de tecidos leves, que não lhe farão transpirar em excesso, para que você não perca o estilo e a beleza do seu look.
6 - Igreja
A cada dia que passa os costumes do mundo se infiltram mais e mais na igreja e o vestuário vem se tornando cada vez mais corrompido entre os que professam ser cristãos.
Ao escolher a roupa para ir à igreja, certifique-se de que não esteja marcando muito suas curvas, afinal, decência não envolve só cobrir o corpo e sim protegê-lo de ser desejado de maneira imprópria. A roupa tem decote? Não utilize-a no ambiente religioso (nem fora dele). É falta de respeito não só para Deus, mas para com todos aqueles que vão à casa de Deus a fim de adorá-lo.
O problema maior é quando as pessoas tratam as reuniões na igreja como um encontro social e não um local de adoração. Se você está indo à igreja, pense em se vestir da melhor maneira para agradar a Deus e não as pessoas que estarão presentes na reunião, ou a si mesmo(a).
Procure roupas da estação, para acertar nas cores e tecidos ideais, evite cores chamativas ou roupas extravagantes. A igreja é um lugar especial para se ter um encontro com Deus, portanto, vista-se com roupas de qualidade, bem passadas e limpas. Procure opções mais formais, sem se esquecer de sempre acrescentar um toque de estilo e bom gosto.
Não importa o local onde planeja ir, tenha sempre em mente que Deus estará lá com você. Portanto, não O decepcione. A modéstia foi instituída com o propósito de proteger seu corpo e sua integridade, para proteger a outros de tentações, para que as pessoas te achem bela pelo que você é e para não te tratarem com desrespeito ou vulgaridade.
Lembre-se que a roupa estará sempre testemunhando sobre sua personalidade e crenças. Por isso, pense bem antes de escolher qualquer roupa!