Por que você precisa estudar a BÃblia?
A um bom advogado cabe o conhecimento profundo das leis e da constituição assim como a um engenheiro, o conhecimento sobre os materiais e os processos de construção.
Por que o processo de aprendizado seria diferente para um cristão que, muito além da vertente profissional, segue os preceitos do cristianismo em sua vida pessoal, através de seus valores, pensamentos e ações?
Muitas vezes as pessoas, até mesmo as que se dizem religiosas, não dão a devida importância à Bíblia Sagrada.
Você pode estar pensando que é diferente dessas pessoas, já que todas as suas decisões e atitudes são baseadas nos escritos bíblicos e nos ensinamentos de Deus. Porém, pare para pensar se você estuda a Bíblia com o mesmo afinco e entusiasmo que ouviria a palavra de Deus dita por ele mesmo, afinal de contas: O que é a Bíblia senão a palavra que Deus reservou para nós?
Aprender para ensinar
Além dos benefícios pessoais que o estudo da Bíblia pode proporcionar, conhecer a palavra de Deus concede ao cristão a oportunidade de transmitir os ensinamentos e tornar o mundo um lugar melhor para se viver. Não só por meio das palavras, mas também por meio dos exemplos. Ao estudar a Bíblia e aproximar-se dos ensinamentos divinos você abre caminhos para que pessoas à sua volta tomem o mesmo rumo.
Por exemplo, você conhece alguém que está precisando de ajuda e sabe que o que falta na vida dessa pessoa é a presença de Deus. Como convencer alguém sobre algo que nem você mesmo sabe explicar? O conhecimento teórico, embasado pela prática, é o melhor remédio contra a ignorância.
Caminho para fé inabalável
Quando você passa a conhecer profundamente a palavra de Deus, sente como se sua fé fosse diariamente renovada. Você entende melhor os desafios e começa a enxergar mais possibilidades, porque conhece o poder de Deus e sabe que ele não o abandonará.
Quando temos fé nos tornamos mais fortes, menos vulneráveis às tentações, mais dispostos a ajudar quem precisa e muito menos ansiosos. A vida de quem tem fé, porque conhece verdadeiramente os ensinamentos de Deus, é muito mais serena e feliz.
Ajuda emocional sempre disponível
A palavra de Deus acalma, tranquiliza, traz luz à escuridão.
Por isso, se você está passando por um momento difícil e não encontra solução, leia a Bíblia. Busque em Deus, através da Bíblia, o consolo que você precisa. Quem sabe a resposta para suas orações não aparece durante esse estudo?
Discernimento entre o bem e o mal
Nesse mundo virado de cabeça para baixo, muitas vezes deixamos de compreender até mesmo o que é certo e o que é errado; o que é o bem e o que é o mal.
O cristão que estuda a Bíblia tem mais discernimento e enxerga com mais clareza. Dessa forma, corre menos riscos de seguir por caminhos que não gostaria e, consequentemente, traz luz para a vida daqueles que o rodeiam.
Fonte de conhecimento e meditação
Meditar com o estudo bíblico é focar o pensamento nas coisas boas criadas e ensinadas por Deus.
Com a meditação, o cristão ganha força e equilíbrio para agir sempre de maneira sábia e coerente com seus valores. Ele encontra mais significado nas palavras e consegue conectar melhor os escritos bíblicos a outros aprendizados ou até mesmo a determinada situação de sua vida pessoal.
Meditar tranquiliza e faz bem para o corpo e para a alma.
Passos para começar a estudar a Bíblia
Agora que você já compreendeu a importância de estudar a bíblia, vamos dar algumas dicas de como fazer esse estudo de forma prática.
1. Escolha um lugar e horário apropriado
Lembra quando falamos sobre como é fundamental dedicar-se ao estudo? É aqui que esse conselho entra em prática. Você pode ter compreendido como estudar a Bíblia lhe fará uma pessoa melhor, no entanto, se não reservar um horário em sua rotina para fazê-lo, de nada adiantará.
Escolha um lugar confortável e silencioso: Avalie o período que quer investir nesse estudo e reserve um momento na sua agenda. Não adianta dizer que fará quando tiver tempo. Seja mais preciso: "estudarei todos os dias, das 19 às 20 horas", por exemplo.
2. Tenha ferramentas de apoio ao estudo
Muitas pessoas abandonam o estudo da Bíblia por terem dificuldade de compreender determinadas passagens, devido a algumas expressões incomuns.
Tenha sempre a seu dispor — seja fisicamente ou virtualmente — um dicionário comum e um dicionário bíblico para auxiliá-lo, caso não conheça o significado de alguma palavra.
Uma Bíblia comentada pode facilitar o estudo. Existem boas opções disponíveis; pesquise autores, tamanho da letra e linguagem e encontre aquela mais adequada à sua necessidade.
3. Determine uma meta
Leve o estudo bíblico a sério e proponha um prazo para que você o finalize. Por exemplo: Você pode definir que lerá a Bíblia completa durante o período de um ano.
De toda forma, lembre-se que metas só podem ser cumpridas se você estipulá-las. Se você não sabe onde quer chegar, provavelmente não terá determinação para sair do lugar, não é mesmo?
Defina uma meta real, dentro das suas possibilidades. É mais fácil determinar um prazo maior e cumpri-lo do que um prazo curto no qual você terá como preocupação maior cumprir sua meta que entender a Palavra. Não vale a pena ler a Bíblia de forma corrida, para concluí-la no prazo e não entender o que está escrito.
Pense nisso!
4. Use da espiritualidade
A Bíblia não é um livro comum. Sua compreensão exige, além do esforço, uma boa dose de espiritualidade. Faça uma oração antes de começar.
Peça a Deus para lhe dar discernimento e para guiá-lo durante o estudo. Com o coração aberto e cheio do amor de Deus, você compreenderá tudo com muito mais facilidade.
5. Cursos podem auxiliar
Algumas instituições, até mesmo online, oferecem cursos que podem ajudá-lo nessa tarefa de estudar a Bíblia. O apoio de pessoas aptas tornará o processo de aprendizagem mais curto, proveitoso e tranquilo. Pense também nessa possibilidade!
E então, gostou das nossas dicas? Quer começar a estudar Bíblia hoje mesmo? A Conectados com Deus tem professores preparados para auxiliar você. Entre em contato!
