FamÃlia em foco: o papel do homem e o da mulher no casamento
Um casal que vive à luz da Palavra de Deus está sempre buscando solidificar o casamento. Eles entendem que essa união representa a relação entre o próprio Cristo e a Igreja, então nada mais natural que mereça muito investimento, não é?
O que poucas pessoas sabem é que o sucesso está muito relacionado com a descoberta de qual é o papel do homem e da mulher no casamento. Para entender melhor esse papel e como ele ajuda a construir uma sólida relação familiar, não deixe de ler este artigo.
A importância dos papéis
Não há como fugir: seja na vida social ou na familiar, é sempre esperado que cumpramos algum tipo de papel ou função. No casamento, não poderia ser diferente.
Se quisermos viver um casamento harmônico e feliz, é bom saber que, através das recomendações bíblicas, é mais fácil descobrirmos e assumirmos nossos papéis.
O papel do homem no casamento
Desde que foi criado, o homem adquiriu a tarefa social de proteger, prover e liderar a família (você encontra essa referência em Gênesis 2:5). Não é à toa que ele é também descrito como o cabeça do lar.
O que Deus está dizendo aqui é que ele é capacitado para cuidar das coisas — naquele momento, desde o Jardim do Éden até da sua própria mulher.
Embora esteja em um papel de liderança, engana-se quem pensa que ele tem o poder ou o interesse de subjugar a mulher. Muito pelo contrário! Ele deve procurar agradar e fazê-la feliz.
Além disso, está na sua área de atuação o papel de amar a sua mulher como Cristo amou a Igreja, como descrito em Efésios 5:25. Isso significa que ele deve ter um sentido de abnegação muito mais forte, pois o seu exemplo e referência é o próprio Jesus, que entregou sua vida por sua Noiva.
O papel da mulher no casamento
A mulher também tem papéis bem definidos dentro dessa instituição que nasceu no coração de Deus. Ela tem um perfil colaborador, ou seja, é sua tarefa ajudar o marido nessa difícil missão de proteger e liderar o lar.
Ela foi criada com muito mais sensibilidade e isso a torna mais capacitada a perceber e equilibrar emoções e a desenvolver as características da mulher virtuosa. É também papel da esposa usar de sabedoria para entender sobre o que vem a ser submissão ao marido (Efésios 5:22). E essa tarefa não tem absolutamente nenhuma relação com sujeição cega, subordinação a todas as vontades do marido, ou pior ainda, aceitação de qualquer forma de desrespeito e violência (física ou emocional). Ela compreende que o esposo tem o objetivo de tornar o lar ainda mais feliz e próspero, e por isso, se une a ele nessa mesma tarefa, trabalhando como uma cooperadora no mesmo objetivo.
Embora os papéis sejam um pouco diferentes, isso significa que eles estão caminhando na mesma direção. Enquanto o homem oferece proteção, a mulher trabalha edificando a casa.
O dilema da situação atual
Muitas pessoas defendem que esse tipo de constituição não é mais viável na atualidade. Como as mulheres se empoderaram e assumiram papéis importantes na vida profissional, elas supostamente não teriam mais tempo para as outras atividades no lar. No entanto, essa não é uma verdade absoluta.
Quando enxergamos o papel do homem e da mulher no casamento, fica mais fácil perceber que o direcionamento da Palavra de Deus é a melhor maneira de um casal conseguir construir um relacionamento nos dias de hoje.
É claro que a esposa pode trabalhar fora. Ainda assim, se for sábia e confiar na instrução divina, vai continuar entendendo que sua função principal no casamento é ser ajudadora e incentivadora do seu esposo. Respeitá-lo e apoiá-lo nunca sairá de moda.
Acredite: entender esses papéis representa um passo importantíssimo para criar uma família saudável nas esferas espiritual, emocional e até material e física.
Quando descobrimos e desempenhamos o papel do homem e da mulher no casamento, garantimos uma complementação sadia para o relacionamento.
Para continuar entendendo como esse ponto pode refletir na sua família, aproveite e leia o nosso texto sobre como pais responsáveis criam filhos felizes.