Compreenda o que a BÃblia diz sobre a educação dos filhos
Os filhos são herança do Senhor — e se você é mãe, sabe que esse é o maior presente que podemos receber em vida. Ainda assim, eles exigem muita responsabilidade, já que precisam de educação para a vida toda.
Como a Palavra de Deus apresenta sempre o direcionamento ideal para todas as fases da vida, não seria diferente nesse sentido, não é mesmo? Para aprender como cuidar desses tesouros, descubra hoje como garantir a educação dos filhos baseando-se em princípios da Bíblia!
Comece cuidando da sua comunhão com Deus
Estar alinhado com a vontade de Deus para sua vida é o primeiro passo para conseguir transmitir isso aos filhos. Pense que eles são espectadores e a forma como mais aprendem é pelo exemplo.
Muitos casais não conseguem educar os filhos por apresentarem muitas incoerências de vida — aquele famoso “fala uma coisa, mas faz outra”. Essa situação faz com que eles tenham muitos conflitos e até mesmo percam a autoridade sobre a vida dos pequenos.
Portanto, para educar seus filhos de forma convincente e elaborada, não deixe de considerar o exemplo. Conte com a ajuda do Espírito de Deus para fazer uma pessoa melhor nesse sentido, pois, assim, o que você tenta ensinar terá um reflexo mais rápido.
Uma boa estratégia é fazer com que eles vejam que você é uma pessoa que ora e lê a Palavra, pois só assim eles entenderão que isso é realmente importante.
Não deixe de discipliná-los
Muitos pais têm medo de disciplinar os filhos. Em partes, isso acontece pelo medo de serem mal interpretados pela sociedade e, em outras, por não saberem como agir.
Entretanto, a Bíblia é clara e diz que “aquele que ama disciplina cedo” (Provérbios, 13:24). Tenha a correção como um ato de amor, pois ela demonstra que você se preocupa com o seu filho e quer que ele seja bem-sucedido em várias áreas da vida.
Vale lembrar que a disciplina não tem nenhuma relação com a tortura. Ela pode ser aplicada com a correção leve e com conversas que mostrem as consequências que suas atitudes podem trazer, sem violência.
Faça com que eles tenham responsabilidade
A dificuldade comum de muitos casais é não saber quando soltar e quando segurar os filhos. Realmente, a educação é um grande desafio, e é preciso ensinar desde cedo a liberdade, mas com muita responsabilidade.
Muitos, hoje, deixam seus filhos fazerem o que quiserem, considerando que eles merecem ser livres. Entretanto, essa não é uma atitude sábia, principalmente porque eles normalmente não sabem com clareza o que é melhor para si.
Portanto, vá dando liberdade de forma progressiva, mas sempre sentindo e percebendo como seu filho responde. Conforme ele for amadurecendo, merece ter um pouco mais de espaço e confiança.
Ensine sobre o amor de Deus
Os pais têm um papel muito importante também: divulgar e apresentar o amor de Deus. Essa é uma tarefa muito importante, principalmente porque ecoa para a eternidade, determinando o que importará a seu filho no quesito espiritual.
Você pode investir em cultos familiares, momentos de louvor, comunhão na igreja, por exemplo, nos momentos em que estiver com seus filhos. Na verdade, a própria rotina e o dia a dia devem revelar um relacionamento de amor com o Deus criador.
Ensine a decidir por conta própria
As pessoas respondem perante Deus de forma individual e independente. Por essas e outras, é muito importante que os pais ajudem os filhos a decidirem por conta própria, entendendo que a lei da colheita e semeadura é uma realidade.
Somente sabendo que as ações têm reações palpáveis é que eles conseguem perceber a importância de decidir por conta própria. Nada mais natural, já que somente percebendo as consequências conseguimos decidir com mais clareza e sabedoria.
Estimule seus filhos a vencer
A palavra e a credibilidade dos pais são verdadeiros diferenciais. Se você não acredita, basta uma rápida pesquisada no Google para ver casos de filhos que sofreram com palavras de morte proferidas pelos pais.
Para que seus filhos acreditem no potencial que têm, é muito importante que você seja um bom treinador, enfatizando suas qualidades e fortalezas. Assim, você acaba criando neles um espírito de confiança, incentivando-os a vencer qualquer dificuldade.
Seja coerente na forma de viver
A Bíblia é bem clara quando diz para os pais não irritarem os filhos, pois assim eles não ficam desanimados. Viver de forma incoerente é dar espaço para injustiça, o que acaba desanimando qualquer pessoa.
Portanto, se você não quer fazer com que eles fiquem irritados e até um pouco rebeldes, lute para ser o mais coerente possível.
Explique o valor da obediência
A obediência pode trazer o caminho de muitas bênçãos — isso sem contar com a satisfação de agradar o próprio Deus.
A Bíblia oferece bênçãos nesse sentido. Em Deuteronômio, 11.26-28. está escrito: “Eis que, hoje, eu ponho diante de vós a bênção e a maldição: a bênção, quando cumprirdes os mandamentos do Senhor, vosso Deus, que hoje vos ordeno; a maldição, se não cumprirdes os mandamentos do Senhor, vosso Deus, mas vos desviardes do caminho que hoje vos ordeno, para seguirdes outros deuses que não conhecestes”,
Se seus filhos percebem que obedecer aos pais e ao próprio Deus traz tantas bênçãos assim, é bem provável que queiram fazê-lo com mais facilidade.
Ensine sobre o temor a Deus
O Livro de Provérbios aponta várias vezes que o temor a Deus é o princípio da sabedoria — e todos os pais deveriam ensinar isso aos filhos.
Na verdade, é muito difícil ser fiel a Deus, aos relacionamentos e viver de forma reta se você não teme a Deus. As tentações deste mundo revelam um meio de viver mais desonesto e corrupto.
Por outro lado, quando o temor a Deus existe na vida das pessoas, elas repensam esse tipo de atitude, pois sabem que precisam respeitar e reverenciar o próprio Deus (pois Ele tudo sabe).
Depois de ler esta postagem e entender como seguir na educação dos filhos segundo a Bíblia, não deixe de colocar esses pontos em prática!
Esses são dogmas muito importantes da fé cristã e fundamentais para sustentar os valores que toda família deve ter. Para continuar acompanhando essas e outras dicas, que tal seguir o Conectados com Deus nas redes sociais? Estamos no Facebook, Instagram, Twitter e YouTube.